Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SÉRIE “UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA” E SUAS RELAÇÕES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa investigou a representação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na série Uma Advogada Extraordinária e suas implicações na percepção pública sobre as características, desafios e potencialidades das pessoas autistas. O objetivo geral foi analisar a representação do TEA na série, enquanto os objetivos específicos incluíram o desenvolvimento de materiais pedagógicos baseados na obra para o ensino de Ciências da Natureza e a elaboração de planejamentos de aulas que correlacionassem a narrativa a conteúdos dessa área, como o estudo de baleias. A abordagem qualitativa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação, além da aplicação de metodologias para desenvolvimento de materiais pedagógicos e planos de aula. A análise da série destacou uma abordagem sensível e realista do TEA, retratando tanto desafios quanto habilidades únicas por meio da protagonista, Woo Young-woo. A série promove inclusão, respeito e apoio social, ao mesmo tempo que desafia estereótipos, ao apresentar uma personagem brilhante e analítica. Essa representação foi corroborada por obras como "NeuroTribes" e "The Reason I Jump", que reforçam a importância da neurodiversidade e perspectivas autistas. Foram desenvolvidos materiais pedagógicos que utilizam cenas da série para sensibilizar sobre o TEA, promover a inclusão e ensinar conceitos científicos de forma inovadora. Além disso, as aulas planejadas integraram o hiperfoco da protagonista em baleias a conceitos interdisciplinares de Biologia, Química, Física e Matemática, demonstrando como interesses específicos podem ser utilizados para incentivar o aprendizado e o engajamento dos estudantes. A conexão entre representações midiáticas e educação resultou em uma abordagem inclusiva e criativa que contribui para a sensibilização sobre o TEA e inovação pedagógica.

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