PROCESSOS INCLUSIVOS, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO: A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM FOCO
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A pesquisa busca analisar como os processos de inclusão escolar (Brasil, 1988; 1996; 2009; 2015) e de inclusão no mundo do trabalho (Lepri, 2016; 2020; Brasil, 2009, 2015) favorecem a formação e a construção da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e de que modo contribuem, consequentemente, para a emancipação (Adorno, 1995) dessa pessoa. A pesquisa tem uma perspectiva multitéorica, porém, tem um forte embasamento nos autores da Teoria Crítica da Sociedade (Horkheimer; Adorno, 1973). A pergunta norteadora deste estudo é: como os processos de inclusão escolar e no mundo do trabalho favorecem a construção da autonomia da pessoa com deficiência intelectual? Do ponto de vista metodológico, este estudo tem abordagens empírica e qualitativa, de tipo: a) histórica, através do mapeamento dos processos históricos de inclusão da pessoa com deficiência, especialmente daquela com deficiência intelectual; b) estudo de caso (Yin, 2001), a partir das trajetórias de seis participantes com deficiência intelectual que tenham experenciado ou experenciem no momento processos de inclusão educacional e no mundo do trabalho em Salvador-Bahia. Os dispositivos para a obtenção de informações utilizados nessa pesquisa são: a) questionário sociodemográfico; b) entrevista semiestruturada. A análise das informações obtidas será realizada através do Método de Interpretação de Sentidos (Gomes, 2015)." 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