ALÉM DO CONTROLE: A ESCUTA COMO FUNDAMENTO DA PERMANÊNCIA, NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127097 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5151 "inscrito_id" => 10986 "titulo" => "ALÉM DO CONTROLE: A ESCUTA COMO FUNDAMENTO DA PERMANÊNCIA, NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A permanência discente, especialmente em cursos mediados por tecnologias, desafia práticas educacionais que se sustentam apenas em controles administrativos. Entre os anos de 2022 e 2024, a Escola Avanti consolidou um conjunto articulado de ações voltadas à prevenção da evasão na Educação a Distância, partindo de uma premissa simples, mas nem sempre assumida: escutar, antes de intervir. Escuta, aqui, não se reduz à coleta de dados ou aplicação de questionários, mas se configura como postura institucional — um modo de se relacionar com a singularidade dos estudantes e suas trajetórias. Ao combinar estratégias de acompanhamento contínuo com uso pedagógico de indicadores de engajamento, a prática conseguiu antecipar situações de risco, promover intervenções individualizadas e criar condições de pertencimento coletivo. Essa abordagem, ancorada em referenciais como Freire, Faure e Durkheim, aposta na mediação como dispositivo de aprendizagem e na construção de vínculos como fundamento da permanência. Tecnologias como Discord e plataformas gamificadas foram apropriadas não como fins, mas como espaços de escuta e socialização. Ao reafirmar a formação como experiência relacional, a prática desenvolvida recusa soluções genéricas e propõe uma gestão que escuta para agir, reconhece para acolher e educa para que ninguém caminhe só." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10986_TB5151_29102025110936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO LUIS CASTRO SCATOLINI" "autor_nome_curto" => "TIAGO SCATOLINI" "autor_email" => "tiagoscatolini@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127097 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5151 "inscrito_id" => 10986 "titulo" => "ALÉM DO CONTROLE: A ESCUTA COMO FUNDAMENTO DA PERMANÊNCIA, NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A permanência discente, especialmente em cursos mediados por tecnologias, desafia práticas educacionais que se sustentam apenas em controles administrativos. Entre os anos de 2022 e 2024, a Escola Avanti consolidou um conjunto articulado de ações voltadas à prevenção da evasão na Educação a Distância, partindo de uma premissa simples, mas nem sempre assumida: escutar, antes de intervir. Escuta, aqui, não se reduz à coleta de dados ou aplicação de questionários, mas se configura como postura institucional — um modo de se relacionar com a singularidade dos estudantes e suas trajetórias. Ao combinar estratégias de acompanhamento contínuo com uso pedagógico de indicadores de engajamento, a prática conseguiu antecipar situações de risco, promover intervenções individualizadas e criar condições de pertencimento coletivo. Essa abordagem, ancorada em referenciais como Freire, Faure e Durkheim, aposta na mediação como dispositivo de aprendizagem e na construção de vínculos como fundamento da permanência. Tecnologias como Discord e plataformas gamificadas foram apropriadas não como fins, mas como espaços de escuta e socialização. Ao reafirmar a formação como experiência relacional, a prática desenvolvida recusa soluções genéricas e propõe uma gestão que escuta para agir, reconhece para acolher e educa para que ninguém caminhe só." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10986_TB5151_29102025110936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO LUIS CASTRO SCATOLINI" "autor_nome_curto" => "TIAGO SCATOLINI" "autor_email" => "tiagoscatolini@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }