EDUCAÇÃO FÍSICA, EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER DOCENTE: APONTAMENTOS E REFLEXÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER DOCENTE: APONTAMENTOS E REFLEXÕES" "resumo" => "A docência assistida ou estágio docência é uma etapa do processo de construção do professor universitário e este processo formativo exige o olhar atento, sensível e comprometido com a construção dos sujeitos da graduação que carregam consigo histórias de vidas distintas, bem como necessidades educacionais, potencialidades e anseios relativos à própria construção e percurso profissional de natureza diversificada. Desta maneira, o presente estudo trata de uma pesquisa realizada no âmbito do estágio docência da autora e busca discutir as implicações do componente curricular de Epistemologia e Educação Física para a formação discente, bem como apresentar as contribuições para a formação da docente pesquisadora. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contou com a participação de 33 discentes. A proposição buscou compreender o entendimento dos discentes sobre a relevância e possíveis contribuições do referido componente na formação e futura atuação profissional no campo da EF. Para tanto, o presente estudo contou com estratégias metodológicas quali-quantitativas caracterizando-se como uma pesquisa de campo, através de um questionário e da aplicação da técnica denominada TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras) em que foram investigadas os entendimentos, percepções, expectativas dos discentes acerca do componente curricular, bem como as possíveis contribuições deste para atuação no contexto da docência em EF. A partir da análise, categorização e discussão dos dados notou-se que os discentes reconhecem a importância do componente, entretanto, apresentaram algumas dificuldades com relação ao entendimento de como os conhecimentos oriundos da disciplina poderiam subsidiá-los na prática pedagógica. No que concerne a formação da docente pesquisadora, o período consistiu em uma experiência significativa e essencial, pois mesmo já possuindo experiência na sala de aula da educação básica, a natureza e peculiaridades da docência no ensino superior são distintas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3418_TB1446_30102025081540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS" "autor_nome_curto" => "JOCICLEIDE" "autor_email" => "jocicleide.freitas.041@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1446 "inscrito_id" => 3418 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EPISTEMOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO FAZER DOCENTE: APONTAMENTOS E REFLEXÕES" "resumo" => "A docência assistida ou estágio docência é uma etapa do processo de construção do professor universitário e este processo formativo exige o olhar atento, sensível e comprometido com a construção dos sujeitos da graduação que carregam consigo histórias de vidas distintas, bem como necessidades educacionais, potencialidades e anseios relativos à própria construção e percurso profissional de natureza diversificada. Desta maneira, o presente estudo trata de uma pesquisa realizada no âmbito do estágio docência da autora e busca discutir as implicações do componente curricular de Epistemologia e Educação Física para a formação discente, bem como apresentar as contribuições para a formação da docente pesquisadora. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contou com a participação de 33 discentes. A proposição buscou compreender o entendimento dos discentes sobre a relevância e possíveis contribuições do referido componente na formação e futura atuação profissional no campo da EF. Para tanto, o presente estudo contou com estratégias metodológicas quali-quantitativas caracterizando-se como uma pesquisa de campo, através de um questionário e da aplicação da técnica denominada TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras) em que foram investigadas os entendimentos, percepções, expectativas dos discentes acerca do componente curricular, bem como as possíveis contribuições deste para atuação no contexto da docência em EF. A partir da análise, categorização e discussão dos dados notou-se que os discentes reconhecem a importância do componente, entretanto, apresentaram algumas dificuldades com relação ao entendimento de como os conhecimentos oriundos da disciplina poderiam subsidiá-los na prática pedagógica. No que concerne a formação da docente pesquisadora, o período consistiu em uma experiência significativa e essencial, pois mesmo já possuindo experiência na sala de aula da educação básica, a natureza e peculiaridades da docência no ensino superior são distintas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3418_TB1446_30102025081540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCICLEIDE DE SOUSA FREITAS" "autor_nome_curto" => "JOCICLEIDE" "autor_email" => "jocicleide.freitas.041@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }