Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO ACOMPANHAMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR COM CRIANÇAS AUTISTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares tem sido um desafio constante, no que se refere ao cumprimento da lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, lei brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, pois, sua efetivação plena demanda práticas pedagógicas especializadas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral desses estudantes. O acompanhamento neuropsicopedagógico pode ser uma intervenção importante para entender as necessidades cognitivas, emocionais e sociais dessas crianças, garantindo um ensino que respeite suas especificidades. Objetivamos identificar práticas e estratégias que possam ser incorporadas no ambiente escolar para promover maior integração, aprendizado e desenvolvimento das crianças com TEA, traçando estratégias que contribuam para acompanhamentos aos alunos, professores, e a instituição escolar, que poderá adotar abordagens mais eficazes e inclusivas. Para o embasamento teórico, destacamos a perspectiva de Luria, (1991), que discute os processos cognitivos, numa abordagem interacionista entre cérebro e comportamento; Souza (2015), que enfatiza a compreensão das relações entre o cérebro, o comportamento e a aprendizagem. Também apontamos as visões de Mantoan (2003), que defende a inclusão como um direito de todos os estudantes, e de Vygotsky,(1989), que influenciou de forma significativa o campo da psicologia do desenvolvimento. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante, na qual foram realizadas observações do cotidiano escolar, e algumas intervenções, análise de documentos, para maior aprofundamento da problemática, por meio de registro das avaliações do professor regente e do laudo do estudante, possibilitando refletir e aprender na prática, o papel do profissional neuropsicopedagogo no desenvolvimento da aprendizagem de crianças autistas. Nesse sentido, a sistematização deste trabalho contribuiu para a reflexão sobre práticas pedagógicas, auxiliando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de estratégias para aumentar o foco e a atenção das crianças.

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