UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INTEGRAL
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Partindo do entendimento de que as margens representam espaços de exclusão e desigualdades e o ensino integral representa uma proposta educacional que visa ampliar o tempo e o espaço de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa adota um referencial teórico-metodológico baseado em autores como educador e filósofo Paulo Freire, na perspectiva da pedagogia crítica, concepção de educação integral com Anísio Teixeira e em teóricos da educação inclusiva, como Mantoan e Maria Montessori, além de documentos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que combina revisão bibliográfica e análise documental, com foco nas políticas públicas de educação especial e integral. Os resultados evidenciam a necessidade de investir na formação de educadores para atuar em contextos diversos, com ênfase no uso de tecnologias assistivas e metodologias adaptativas, além de destacar a importância da intersetorialidade e da colaboração entre atores educacionais para a construção de um sistema educacional verdadeiramente inclusivo. Conclui-se que a articulação entre educação especial e educação integral é fundamental para garantir uma educação de qualidade, que respeite as diferenças e promova o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, reforçando o compromisso com a equidade e a inclusão." 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