ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4847 "inscrito_id" => 12711 "titulo" => "ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O estudo objetiva investigar o que mostram as pesquisas sobre a formação de professores para o ensino da Matemática na Educação Infantil. Na fundamentação teórica são destacados Lorenzato (2018) e Kamii (2012), ambos discorrem sobre a Matemática estar inserida no cotidiano e nas brincadeiras das crianças na Educação Infantil. Além destes, Nóvoa (2017) e Imbernón (2011) discutem sobre a importância da formação continuada dos professores. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com algumas informações quantitativas, que teve como foco o mapeamento de dissertações, segundo Biembengut (2008), no território brasileiro, no período de 2018 a 2022, selecionadas através de duas bases de dados: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para a análise foram selecionadas vinte e quatro pesquisas, das quais, buscou-se investigar a distribuição das dissertações por região, bem como, sua distribuição por ano e os principais aportes teóricos que fundamentaram tais pesquisas. Os resultados evidenciaram, de modo geral, que existe pouca discussão a respeito da Matemática na Educação Infantil. Ainda que a Matemática não seja considerada uma disciplina da Educação Infantil, os professores precisam ter domínio de alguns conhecimentos para proporcionar as crianças vivências em que estejam inseridos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12711_TB4847_17102025231423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY LEMOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adrielly_lc@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126954 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4847 "inscrito_id" => 12711 "titulo" => "ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O estudo objetiva investigar o que mostram as pesquisas sobre a formação de professores para o ensino da Matemática na Educação Infantil. Na fundamentação teórica são destacados Lorenzato (2018) e Kamii (2012), ambos discorrem sobre a Matemática estar inserida no cotidiano e nas brincadeiras das crianças na Educação Infantil. Além destes, Nóvoa (2017) e Imbernón (2011) discutem sobre a importância da formação continuada dos professores. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com algumas informações quantitativas, que teve como foco o mapeamento de dissertações, segundo Biembengut (2008), no território brasileiro, no período de 2018 a 2022, selecionadas através de duas bases de dados: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Para a análise foram selecionadas vinte e quatro pesquisas, das quais, buscou-se investigar a distribuição das dissertações por região, bem como, sua distribuição por ano e os principais aportes teóricos que fundamentaram tais pesquisas. Os resultados evidenciaram, de modo geral, que existe pouca discussão a respeito da Matemática na Educação Infantil. Ainda que a Matemática não seja considerada uma disciplina da Educação Infantil, os professores precisam ter domínio de alguns conhecimentos para proporcionar as crianças vivências em que estejam inseridos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12711_TB4847_17102025231423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY LEMOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY" "autor_email" => "adrielly_lc@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }