PROPULSÃO ACADÊMICA EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125913 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2318 "inscrito_id" => 7932 "titulo" => "PROPULSÃO ACADÊMICA EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS." "resumo" => "A educação indígena, especialmente no contexto das escolas de tempo integral, enfrenta uma série de desafios que exigem abordagens pedagógicas específicas, principalmente quando se trata do ensino de matemática. A proposta de propulsão acadêmica em matemática para essas escolas é fundamental para o desenvolvimento educacional das populações indígenas, pois proporciona aos alunos um aprendizado que integre saberes tradicionais e conhecimentos acadêmicos .Uma das principais dificuldades que surgem no ensino da matemática em escolas indígenas é a questão da linguagem matemática. Muitas dessas comunidades falam línguas que não possuem as terminologias acadêmicas comuns ao ensino de matemática. O ensino da matemática nas escolas indígenas exige uma abordagem específica que leve em consideração as particularidades culturais, linguísticas e sociais dessas comunidades, conforme o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).Isso dificulta a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos de forma convencional. Por exemplo, conceitos como "fração", "área" e "volume" podem não ter correspondentes diretos nas línguas indígenas, tornando necessário que o professor desenvolva uma metodologias que preencha essa lacuna. O ensino integral nas escolas indígenas proporciona aos alunos mais horas de aprendizado, permitindo a implementação de práticas que abordem não só o conteúdo curricular, mas também a formação integral do estudante. Nesse modelo, é possível combinar o ensino da matemática com outras disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar que desenvolve o pensamento crítico, além da resolução de problemas e as habilidades práticas dos estudantes. Assim, o ensino de matemática nas escolas indígenas de tempo integral representa uma oportunidade de transformação educacional, pois ao integrar o saber acadêmico com os saberes tradicionais, é possível promover um ensino mais significativo e contextualizado. No entanto, para que essa propulsão acadêmica se concretize de forma eficaz, é essencial que o currículo e as metodologias de ensino sejam adaptados à realidade cultural dos povos indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7932_TB2318_17102025111819.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA SILVA DE MIRANDA BRITO" "autor_nome_curto" => "ROSANA BRITO" "autor_email" => "rosana.mtm22@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO FRANCISCO (IESF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125913 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2318 "inscrito_id" => 7932 "titulo" => "PROPULSÃO ACADÊMICA EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS." "resumo" => "A educação indígena, especialmente no contexto das escolas de tempo integral, enfrenta uma série de desafios que exigem abordagens pedagógicas específicas, principalmente quando se trata do ensino de matemática. A proposta de propulsão acadêmica em matemática para essas escolas é fundamental para o desenvolvimento educacional das populações indígenas, pois proporciona aos alunos um aprendizado que integre saberes tradicionais e conhecimentos acadêmicos .Uma das principais dificuldades que surgem no ensino da matemática em escolas indígenas é a questão da linguagem matemática. Muitas dessas comunidades falam línguas que não possuem as terminologias acadêmicas comuns ao ensino de matemática. O ensino da matemática nas escolas indígenas exige uma abordagem específica que leve em consideração as particularidades culturais, linguísticas e sociais dessas comunidades, conforme o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).Isso dificulta a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos de forma convencional. Por exemplo, conceitos como "fração", "área" e "volume" podem não ter correspondentes diretos nas línguas indígenas, tornando necessário que o professor desenvolva uma metodologias que preencha essa lacuna. O ensino integral nas escolas indígenas proporciona aos alunos mais horas de aprendizado, permitindo a implementação de práticas que abordem não só o conteúdo curricular, mas também a formação integral do estudante. Nesse modelo, é possível combinar o ensino da matemática com outras disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar que desenvolve o pensamento crítico, além da resolução de problemas e as habilidades práticas dos estudantes. Assim, o ensino de matemática nas escolas indígenas de tempo integral representa uma oportunidade de transformação educacional, pois ao integrar o saber acadêmico com os saberes tradicionais, é possível promover um ensino mais significativo e contextualizado. No entanto, para que essa propulsão acadêmica se concretize de forma eficaz, é essencial que o currículo e as metodologias de ensino sejam adaptados à realidade cultural dos povos indígenas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7932_TB2318_17102025111819.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANA SILVA DE MIRANDA BRITO" "autor_nome_curto" => "ROSANA BRITO" "autor_email" => "rosana.mtm22@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO FRANCISCO (IESF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }