Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPULSÃO ACADÊMICA EM MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS INDÍGENAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação indígena, especialmente no contexto das escolas de tempo integral, enfrenta uma série de desafios que exigem abordagens pedagógicas específicas, principalmente quando se trata do ensino de matemática. A proposta de propulsão acadêmica em matemática para essas escolas é fundamental para o desenvolvimento educacional das populações indígenas, pois proporciona aos alunos um aprendizado que integre saberes tradicionais e conhecimentos acadêmicos .Uma das principais dificuldades que surgem no ensino da matemática em escolas indígenas é a questão da linguagem matemática. Muitas dessas comunidades falam línguas que não possuem as terminologias acadêmicas comuns ao ensino de matemática. O ensino da matemática nas escolas indígenas exige uma abordagem específica que leve em consideração as particularidades culturais, linguísticas e sociais dessas comunidades, conforme o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).Isso dificulta a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos de forma convencional. Por exemplo, conceitos como "fração", "área" e "volume" podem não ter correspondentes diretos nas línguas indígenas, tornando necessário que o professor desenvolva uma metodologias que preencha essa lacuna. O ensino integral nas escolas indígenas proporciona aos alunos mais horas de aprendizado, permitindo a implementação de práticas que abordem não só o conteúdo curricular, mas também a formação integral do estudante. Nesse modelo, é possível combinar o ensino da matemática com outras disciplinas, promovendo uma abordagem interdisciplinar que desenvolve o pensamento crítico, além da resolução de problemas e as habilidades práticas dos estudantes. Assim, o ensino de matemática nas escolas indígenas de tempo integral representa uma oportunidade de transformação educacional, pois ao integrar o saber acadêmico com os saberes tradicionais, é possível promover um ensino mais significativo e contextualizado. No entanto, para que essa propulsão acadêmica se concretize de forma eficaz, é essencial que o currículo e as metodologias de ensino sejam adaptados à realidade cultural dos povos indígenas.

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