INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS ESTRUTURAIS, FORMAÇÃO DOCENTE E CAMINHOS PARA UMA CULTURA DE PERTENCIMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125745 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 5896 "titulo" => "INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS ESTRUTURAIS, FORMAÇÃO DOCENTE E CAMINHOS PARA UMA CULTURA DE PERTENCIMENTO" "resumo" => "Esta pesquisa versa sobre os desafios enfrentados na inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando as diferenças entre aquilo que é preconizado como direito à inclusão e sua prática real nas escolas, sustentando-se em alguns estudiosos, como Mantoan (2003), Silva e Almeida (2020), Leite (2021), Bourdieu (1989), Pimentel (2012), Dawson e Burner (2011), Mazzotta (2018) e Minayo (2014), que analisam inclusão, formação docente e intervenções para estudantes com TEA. Apesar da inclusão ser um princípio indispensável nas políticas públicas, a presença física de estudantes com TEA, em escolas de ensino regular, não assegura uma verdadeira inclusão, resultando, frequentemente, em formas de violência simbólica e psicológica, como bullying e discriminação. O estudo adotou metodologia qualitativa, focando na revisão crítica da literatura, baseada na consulta e análise de pesquisas acadêmicas e publicações relevantes, identificando obstáculos, como a carência de fundos monetários, formação docente inapropriada, inadequação dos ambientes escolares e preconceitos sociais e, também, como estes fatores favorecem a precariedade do atendimento a esses estudantes. O estudo salientou, também, resultados de instituições adotaram práticas inclusivas, a exemplo da Escola "A Casa", que utilizando adaptações na área sensorial e formação contínua, obteve uma redução de 72% em ocorrências de 5meltdown. Assim, o presente trabalho propõe estratégias para mitigação dos desafios, incluindo a formação continuada de professores, criação de ambientes inclusivos e campanhas de sensibilização, com o propósito de promover um espaço educacional que considere e atenda à diversidade. Por fim, enfatiza-se a importância de um compromisso coletivo entre educadores, famílias e sociedade para assegurar que todos os estudantes acessem uma educação inclusiva e acolhedora, reiterando que a verdadeira inclusão vai não se restringe à presença física do estudante com TEA na escola, exigindo um ambiente que incentive o desenvolvimento pleno de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5896_TB1978_17102025140022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSANDRA CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Alissandra" "autor_email" => "2024m0213@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125745 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 5896 "titulo" => "INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS ESTRUTURAIS, FORMAÇÃO DOCENTE E CAMINHOS PARA UMA CULTURA DE PERTENCIMENTO" "resumo" => "Esta pesquisa versa sobre os desafios enfrentados na inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando as diferenças entre aquilo que é preconizado como direito à inclusão e sua prática real nas escolas, sustentando-se em alguns estudiosos, como Mantoan (2003), Silva e Almeida (2020), Leite (2021), Bourdieu (1989), Pimentel (2012), Dawson e Burner (2011), Mazzotta (2018) e Minayo (2014), que analisam inclusão, formação docente e intervenções para estudantes com TEA. Apesar da inclusão ser um princípio indispensável nas políticas públicas, a presença física de estudantes com TEA, em escolas de ensino regular, não assegura uma verdadeira inclusão, resultando, frequentemente, em formas de violência simbólica e psicológica, como bullying e discriminação. O estudo adotou metodologia qualitativa, focando na revisão crítica da literatura, baseada na consulta e análise de pesquisas acadêmicas e publicações relevantes, identificando obstáculos, como a carência de fundos monetários, formação docente inapropriada, inadequação dos ambientes escolares e preconceitos sociais e, também, como estes fatores favorecem a precariedade do atendimento a esses estudantes. O estudo salientou, também, resultados de instituições adotaram práticas inclusivas, a exemplo da Escola "A Casa", que utilizando adaptações na área sensorial e formação contínua, obteve uma redução de 72% em ocorrências de 5meltdown. Assim, o presente trabalho propõe estratégias para mitigação dos desafios, incluindo a formação continuada de professores, criação de ambientes inclusivos e campanhas de sensibilização, com o propósito de promover um espaço educacional que considere e atenda à diversidade. Por fim, enfatiza-se a importância de um compromisso coletivo entre educadores, famílias e sociedade para assegurar que todos os estudantes acessem uma educação inclusiva e acolhedora, reiterando que a verdadeira inclusão vai não se restringe à presença física do estudante com TEA na escola, exigindo um ambiente que incentive o desenvolvimento pleno de cada indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5896_TB1978_17102025140022.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISSANDRA CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "Alissandra" "autor_email" => "2024m0213@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }