Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA LEITORA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Trata-se de uma proposta de investigação de Pós-doutorado que aspira responder, se as tecnologias digitais têm relação com a crise da leitura e como ela ecoa no ensino superior, uma vez que, na atualidade as tecnologias digitais se consolidam no cenário educativo sendo possível acessar, aprender e trocar informações via redes digitais, ampliando assim o discurso pedagógico e as pesquisas no campo da educação. Nesta perspectiva, no Brasil, tais tecnologias foram incorporadas no ambiente escolar através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aponta a importância em competência digital como parte integrante da formação do estudante. Contudo, alguns estudos (LIMA, M. R. de.; SILVA, P. H. S. da.; SARTORI, A. T., 2024; LUNARDELLI, A. F.; MAIA, A. F., 2024; NORONHA, A. C. C. 2024) apontam preocupação quanto ao uso exagerado das tecnologias digitais por crianças e jovens e sua consequência no processo de ensino aprendizagem. Se por um lado, as transformações exercidas pelas tecnologias digitais têm possibilitado de forma intensa e quase instantânea a interação da educação com a cultura, uma vez que, podem atuar como instrumentos de monitoramento e controle que implicam ainda em questões ligadas a privacidade, a ética e aspectos sociais, além de poder desencadear em processos de dessubjetivação e de perdas cognitivas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujo objetivo é conhecer e descrever as características do fenômeno e a sua relação entre determinadas variáveis. Por fim, o estudo enfatiza que não se pretende colocar as tecnologias digitais como vilã no processo de ensino aprendizagem, o que se busca é dar-lhe seu protagonismo sem esquecer dos demais, uma vez que a escola é um ambiente composto por vários atores, contextos e circunstâncias. Apontar seus limites de integração pode ser o primeiro passo para a promoção de uma educação que atenda às necessidades e os desafios contemporâneos, o que não se limita ao uso exclusivo de tecnologias digitais, daí ser importante se atentar na escola como um espaço entre passado e futuro, isto é, como um ambiente dinâmico e plural, a qual a inovação não pode ser a única protagonista.

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