O USO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126727 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4326 "inscrito_id" => 11493 "titulo" => "O USO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência, inspirado nas vivências do professor, que é o autor do artigo, durante um semestre letivo em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. Tendo como objetivo discutir o uso da metodologia ativa denominada sala de aula invertida com 2 turmas do referido curso ligadas ao componente curricular Ciência da Natureza. Neste texto, são apresentadas as concepções sobre a metodologia ativa sala de aula invertida, fundamentadas em uma tese de doutorado, bem como, as estratégias metodológicas abordadas durante as aulas. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se fundamentam nos referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa de doutorado em questão. As situações descritas ocorreram durante o 2º semestre letivo de 2024. Essa contextualização é importante para delimitar temporalmente o período, geograficamente o local e socialmente a ocorrência dos fatos. Como principais resultados, se destacaram as boas impressões sobre os processos interativos proporcionados durante as aulas e o êxito das iniciativas que envolveram atividades realizadas por meio da sala de aula invertida. O texto está organizado em introdução; metodologia; referencial teórico; resultados e discussões; e conclusão. Como conclusão, evidencia-se que as práticas interativas se mostraram exitosas, sendo realizadas em ambiente presente e remoto de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11493_TB4326_25102025151046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MANUEL BARTALINI GALLEGO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GALLEGO" "autor_email" => "dugallego@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126727 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4326 "inscrito_id" => 11493 "titulo" => "O USO DE SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO SUPERIOR DE PEDAGOGIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência, inspirado nas vivências do professor, que é o autor do artigo, durante um semestre letivo em um curso de Pedagogia, de uma Universidade privada, confessional, filantrópica e comunitária, situada no interior do Estado de São Paulo. Tendo como objetivo discutir o uso da metodologia ativa denominada sala de aula invertida com 2 turmas do referido curso ligadas ao componente curricular Ciência da Natureza. Neste texto, são apresentadas as concepções sobre a metodologia ativa sala de aula invertida, fundamentadas em uma tese de doutorado, bem como, as estratégias metodológicas abordadas durante as aulas. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se fundamentam nos referenciais teóricos que subsidiaram a pesquisa de doutorado em questão. As situações descritas ocorreram durante o 2º semestre letivo de 2024. Essa contextualização é importante para delimitar temporalmente o período, geograficamente o local e socialmente a ocorrência dos fatos. Como principais resultados, se destacaram as boas impressões sobre os processos interativos proporcionados durante as aulas e o êxito das iniciativas que envolveram atividades realizadas por meio da sala de aula invertida. O texto está organizado em introdução; metodologia; referencial teórico; resultados e discussões; e conclusão. Como conclusão, evidencia-se que as práticas interativas se mostraram exitosas, sendo realizadas em ambiente presente e remoto de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11493_TB4326_25102025151046.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO MANUEL BARTALINI GALLEGO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO GALLEGO" "autor_email" => "dugallego@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }