Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128349
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8205
    "inscrito_id" => 18125
    "titulo" => "A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS."
    "resumo" => "A Educação Brasileira Pública possui na sua historicidade um ensino dualista, ora propedêutica, ora profissionalizante. Tratando-se do Ensino Superior, objeto deste estudo, observa-se também uma trajetória de ensino catequético e formação intelectual. Contudo, para atender as demandas que a sociedade busca, é necessário um ensino que proporcione uma formação crítica e contextualizada. A pesquisa norteou-se no propósito de entender a percepção de didática e de uma boa aula, para docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC- campus Russas. Os dados foram coletados por dois formulários do google forms, destinados a docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. A análise crítica foi fundamentada por diferentes como: Lima (2012); Freire (2021); Libâneo (2014); Franco (2022) e Lacerda e Guerreiro (2022). A presente pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa e de caráter descritivo. As análises evidenciaram convergências relevantes nas perspectivas sobre didática com alguns apontamentos de docentes que apresentaram uma visão de didática como um conjunto de métodos de ensino e transmissão de conhecimentos. Já os discentes mencionam como obstáculo para uma boa aula o uso constante de ferramentas como aulas expositivas, e expressam interesse em aulas mais dinâmicas, interativas e diversificadas e processos avaliativos humanizados. Revela-se a necessidade da busca de um processo de ensino vinculado à aprendizagem significativa, por meio da didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18125_TB8205_27102025134750.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIANE LIMA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LIANE"
    "autor_email" => "lianelima222@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128349
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8205
    "inscrito_id" => 18125
    "titulo" => "A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS."
    "resumo" => "A Educação Brasileira Pública possui na sua historicidade um ensino dualista, ora propedêutica, ora profissionalizante. Tratando-se do Ensino Superior, objeto deste estudo, observa-se também uma trajetória de ensino catequético e formação intelectual. Contudo, para atender as demandas que a sociedade busca, é necessário um ensino que proporcione uma formação crítica e contextualizada. A pesquisa norteou-se no propósito de entender a percepção de didática e de uma boa aula, para docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC- campus Russas. Os dados foram coletados por dois formulários do google forms, destinados a docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. A análise crítica foi fundamentada por diferentes como: Lima (2012); Freire (2021); Libâneo (2014); Franco (2022) e Lacerda e Guerreiro (2022). A presente pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa e de caráter descritivo. As análises evidenciaram convergências relevantes nas perspectivas sobre didática com alguns apontamentos de docentes que apresentaram uma visão de didática como um conjunto de métodos de ensino e transmissão de conhecimentos. Já os discentes mencionam como obstáculo para uma boa aula o uso constante de ferramentas como aulas expositivas, e expressam interesse em aulas mais dinâmicas, interativas e diversificadas e processos avaliativos humanizados. Revela-se a necessidade da busca de um processo de ensino vinculado à aprendizagem significativa, por meio da didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18125_TB8205_27102025134750.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIANE LIMA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "LIANE"
    "autor_email" => "lianelima222@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Brasileira Pública possui na sua historicidade um ensino dualista, ora propedêutica, ora profissionalizante. Tratando-se do Ensino Superior, objeto deste estudo, observa-se também uma trajetória de ensino catequético e formação intelectual. Contudo, para atender as demandas que a sociedade busca, é necessário um ensino que proporcione uma formação crítica e contextualizada. A pesquisa norteou-se no propósito de entender a percepção de didática e de uma boa aula, para docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC- campus Russas. Os dados foram coletados por dois formulários do google forms, destinados a docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. A análise crítica foi fundamentada por diferentes como: Lima (2012); Freire (2021); Libâneo (2014); Franco (2022) e Lacerda e Guerreiro (2022). A presente pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa e de caráter descritivo. As análises evidenciaram convergências relevantes nas perspectivas sobre didática com alguns apontamentos de docentes que apresentaram uma visão de didática como um conjunto de métodos de ensino e transmissão de conhecimentos. Já os discentes mencionam como obstáculo para uma boa aula o uso constante de ferramentas como aulas expositivas, e expressam interesse em aulas mais dinâmicas, interativas e diversificadas e processos avaliativos humanizados. Revela-se a necessidade da busca de um processo de ensino vinculado à aprendizagem significativa, por meio da didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.