Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2945
    "inscrito_id" => 10073
    "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar diálogos observados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender, na prática, como ocorre o ensino de Língua Portuguesa na educação pública, a partir do texto oral como um processo natural de comunicação linguística que antecede ao processo de educação formal direcionado à lectoescritura ou, de maneira geral, ao letramento. Além disso, o estudo aborda o processo de alfabetização de 2 alunos que não foram alfabetizados na faixa etária adequada, destacando o papel fundamental e essencial das 2 alunas pesquisadoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no auxílio pedagógico e educacional a esses estudantes durante esse processo e na análise dos 5 diálogos analisados e estudados. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o uso das metodologias de observação direta e observação participante, que constou do levantamento bibliográfico/documental de documentos oficiais importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, e em autores renomados da educação, como Paulo Freire, e de pesquisadores dos estudos da linguagem, no Ensino de Língua Portuguesa – Anos Iniciais. Conclui-se que a dinâmica das aulas e os diálogos analisados caracterizam a realidade da educação no Ensino de Língua Portuguesa na/da escola pública brasileira, além de destacar como ocorre o processo de alfabetização nesses contextos específicos e desafiadores. O artigo reforça ainda a importância dos diálogos em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o ensino e a aprendizagem significativa nos Anos Iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10073_TB2945_30102025194240.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY MARIA MOURA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY"
    "autor_email" => "renally.ramos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2945
    "inscrito_id" => 10073
    "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar diálogos observados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender, na prática, como ocorre o ensino de Língua Portuguesa na educação pública, a partir do texto oral como um processo natural de comunicação linguística que antecede ao processo de educação formal direcionado à lectoescritura ou, de maneira geral, ao letramento. Além disso, o estudo aborda o processo de alfabetização de 2 alunos que não foram alfabetizados na faixa etária adequada, destacando o papel fundamental e essencial das 2 alunas pesquisadoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no auxílio pedagógico e educacional a esses estudantes durante esse processo e na análise dos 5 diálogos analisados e estudados. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o uso das metodologias de observação direta e observação participante, que constou do levantamento bibliográfico/documental de documentos oficiais importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, e em autores renomados da educação, como Paulo Freire, e de pesquisadores dos estudos da linguagem, no Ensino de Língua Portuguesa – Anos Iniciais. Conclui-se que a dinâmica das aulas e os diálogos analisados caracterizam a realidade da educação no Ensino de Língua Portuguesa na/da escola pública brasileira, além de destacar como ocorre o processo de alfabetização nesses contextos específicos e desafiadores. O artigo reforça ainda a importância dos diálogos em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o ensino e a aprendizagem significativa nos Anos Iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10073_TB2945_30102025194240.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY MARIA MOURA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY"
    "autor_email" => "renally.ramos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar diálogos observados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender, na prática, como ocorre o ensino de Língua Portuguesa na educação pública, a partir do texto oral como um processo natural de comunicação linguística que antecede ao processo de educação formal direcionado à lectoescritura ou, de maneira geral, ao letramento. Além disso, o estudo aborda o processo de alfabetização de 2 alunos que não foram alfabetizados na faixa etária adequada, destacando o papel fundamental e essencial das 2 alunas pesquisadoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no auxílio pedagógico e educacional a esses estudantes durante esse processo e na análise dos 5 diálogos analisados e estudados. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o uso das metodologias de observação direta e observação participante, que constou do levantamento bibliográfico/documental de documentos oficiais importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, e em autores renomados da educação, como Paulo Freire, e de pesquisadores dos estudos da linguagem, no Ensino de Língua Portuguesa – Anos Iniciais. Conclui-se que a dinâmica das aulas e os diálogos analisados caracterizam a realidade da educação no Ensino de Língua Portuguesa na/da escola pública brasileira, além de destacar como ocorre o processo de alfabetização nesses contextos específicos e desafiadores. O artigo reforça ainda a importância dos diálogos em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o ensino e a aprendizagem significativa nos Anos Iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.