Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSERVAÇÃO DA HERPETOFAUNA NO CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O termo herpetofauna é normalmente utilizado para designar o conjunto composto por répteis e anfíbios. São animais frequentemente vistos como perigosos e assustadores, o que dificulta sua conservação. Esse preconceito, muitas vezes cultural, pode ser desconstruído por meio da educação ambiental, especialmente nas escolas, local de desenvolvimento ético, social e cultural dos indivíduos. Este estudo objetivou investigar a percepção ambiental de estudantes do 2° ano do ensino médio de três escolas públicas de Campina Grande-PB sobre a herpetofauna. Para isso, utilizou questionários semiestruturados antes e depois de uma intervenção educativa, que consistiu em uma palestra com a exibição de animais conservados em álcool 70%. A pesquisa ocorreu entre outubro e novembro de 2024 junto a 123 estudantes. Os resultados revelaram que 55% dos estudantes afirmavam não reconhecer a herpetofauna, e 53% não tinham certeza se todos os representantes desse grupo eram perigosos. Após a intervenção, esses valores reduziram para 13% e 16%, respectivamente, demonstrando ampliação do conhecimento e mudança na percepção inicial dos estudantes. Entre aqueles que declararam saber o que é um anfíbio (n = 85), 83% citaram corretamente representantes do grupo, embora equívocos ainda tenham sido observados, como 11% (n = 10) mencionando serpentes e jacarés e 6% citando tubarões, baleias e peixes. A familiaridade com os répteis foi maior, com 98,4% de acertos. Sentimentos de nojo, medo e pânico em relação aos anfíbios e répteis corresponderam a aproximadamente 50% das respostas iniciais, com aumento de 10% nas expressões de respeito e admiração após a palestra. Os resultados evidenciam a importância da educação ambiental na desconstrução de concepções equivocadas e na promoção de uma percepção mais positiva da herpetofauna. No entanto, ações pontuais podem não ser suficientes para mudanças significativas, sendo necessárias atividades contínuas para consolidar o conhecimento e estimular atitudes pró-conservação.

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