Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSITIVISMO E O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH: CONEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem o objetivo de discutir o papel do positivismo, do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), na criação de métodos padronizados e objetivos para o ensino de matemática a alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), identificando tanto as vantagens quanto as limitações dessa abordagem em um contexto inclusivo. A partir de uma revisão de literatura de artigos encontrados na base de dados da SciELO, na plataforma de periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e de documentos oficiais, nos embasamos em autores como Ibrahim e Rute Leal (2002), que tratam sobre o positivismo e a educação; Bertol (2018), Silva (2009) e Souza (2012), que abordam o ambiente e o desenvolvimento do portador de TDAH, para apresentar pontos como o ensino estruturado e metodológico, a aplicação de métodos baseados em evidências, a fragmentação e simplificação dos conteúdos, e a preocupação com a padronização e generalização, e observamos que embora a organização e a ordem associada ao positivismo possam ser úteis no ensino de indivíduos com TDAH, é importante considerar os limites dessa abordagem, já que cada pessoa com TDAH pode apresentar diferentes desafios específicos em relação à sua aprendizagem de matemática. Consideramos que essa pesquisa poderá contribuir para a reflexão dos docentes que atuam com alunos com TDAH e que poderá colaborar para a formação de professores no que diz respeito à diversidade em sala de aula.

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