Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO NAS AULAS DE ESPORTES NA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA/SP– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Introdução: Meninas e mulheres sempre tiveram os seus direitos violados, desta maneira a equidade de gênero é um tema bastante atual, e a Fundação Gol de Letra (FGL), por meio do esporte educacional e da educação integral busca fomentar o diálogo e a reflexão sobre a equidade de gênero. Objetivo: Relatar a experiência docente nas aulas de esportes com temáticas de gênero, verificando o quanto tem se contribuído para o processo de construção e reflexão dos educandos com esta temática. Metodologia: É um estudo descritivo, de relato de experiência, no qual foi analisado o ensino-aprendizado dos educandos no ano de 2024, por meio da observação e de um questionário em Escala Likert de 4 pontos. Resultados: Após 07 aulas com a temática de gênero foi aplicado o questionário e a amostra contou com 44 educandos, sendo 28 meninos e 16 meninas, com idade entre 06 e 17 anos. Questionamos sobre Cuidado e Higiene com o corpo e tivemos como resposta uma média de 3,59 pontos, o que representa que aprenderam bastante sobre a temática. Sobre Corpos, obtivemos 3,67 pontos o que afirma terem aprendido bastante. Já sobre Violência, o resultado foi de que aprenderam o suficiente, 3,44 pontos, enquanto que sobre Estereótipos de Gênero afirmaram ter aprendido bastante, 3,67 pontos. Quanto a Auto Estima e Liderança, tivemos 3,56 e 3,57 pontos, respectivamente, confirmando que aprenderam bastante. Por fim, 93% dos educandos afirmam ser muito importante a discussão desta temática durante as aulas e 7% afirmam ser importante. Conclusões: Diante dos resultados percebemos o impacto que a discussão desta temática trás para os educandos de modo a terem uma nova visão de mundo tornando-se pessoas mais reflexivas com atitudes positivas, confirmando assim a importância e a necessidade de continuarmos a discussão e a reflexão nas aulas, sobre gênero e suas interseccionalidades.

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