O CONTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: O CASO DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8238 "inscrito_id" => 18235 "titulo" => "O CONTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: O CASO DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO" "resumo" => "Este artigo trata do uso do conto na alfabetização de adultos, numa análise que desenvolve duas partes diferenciadas e estreitamente vinculadas entre si. A primeira, sobre a importância da alfabetização para a vida das pessoas que sobrevivem em sociedades letradas e a segunda sobre o uso do conto como artifício da alfabetização, tendo como eixo de referência o trabalho de escolarização desenvolvido pelo Projeto Escola Zé Peão (PEZP), ação de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem, e do Mobiliário de João Pessoa e região (SINTRICOM), realizado entre os anos de 1990 a 2018. Uma apreciação que se justifica por ser a alfabetização nas atuais sociedades uma das portas para a cidadania, sendo ela parte inerente ao direito à educação e um pilar indispensável à participação nas oportunidades de aprendizagens em todas as fases do continuum da aprendizagem. Análise interligada às Ciências Humanas e Sociais que percorre a fundamentação científica do estudo de caso. E, pelos argumentos reunidos neste artigo, enriquece as discussões acerca da metodologia do conto em quefazeres da alfabetização. Um trabalho que percorre o labirinto teórico traçado por Magda Soares, Paulo Freire, Vera Esther Ireland, entre outros, acerca do processo da alfabetização. Conclui que o conto permite abordagens metodológicas analíticas e com sentido no processo alfabetizador e que a alfabetização de adultos vai além da apropriação do artefato cultural que é o sistema alfabético de escrita, ela inclui o sujeito da aprendizagem e seu contexto, além de ser utensílio indispensável ao empoderamento pessoal, social, econômico e político, o primeiro passo para a escolaridade, um instrumento necessário para as lutas sociais contemporâneas, um pré-requisito para a ampliação das capacidades dos indivíduos no mundo do trabalho e nos desafios diários da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18235_TB8238_14102025143048.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAMOS BARB" "autor_email" => "jrbs@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128366 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8238 "inscrito_id" => 18235 "titulo" => "O CONTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: O CASO DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO" "resumo" => "Este artigo trata do uso do conto na alfabetização de adultos, numa análise que desenvolve duas partes diferenciadas e estreitamente vinculadas entre si. A primeira, sobre a importância da alfabetização para a vida das pessoas que sobrevivem em sociedades letradas e a segunda sobre o uso do conto como artifício da alfabetização, tendo como eixo de referência o trabalho de escolarização desenvolvido pelo Projeto Escola Zé Peão (PEZP), ação de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem, e do Mobiliário de João Pessoa e região (SINTRICOM), realizado entre os anos de 1990 a 2018. Uma apreciação que se justifica por ser a alfabetização nas atuais sociedades uma das portas para a cidadania, sendo ela parte inerente ao direito à educação e um pilar indispensável à participação nas oportunidades de aprendizagens em todas as fases do continuum da aprendizagem. Análise interligada às Ciências Humanas e Sociais que percorre a fundamentação científica do estudo de caso. E, pelos argumentos reunidos neste artigo, enriquece as discussões acerca da metodologia do conto em quefazeres da alfabetização. Um trabalho que percorre o labirinto teórico traçado por Magda Soares, Paulo Freire, Vera Esther Ireland, entre outros, acerca do processo da alfabetização. Conclui que o conto permite abordagens metodológicas analíticas e com sentido no processo alfabetizador e que a alfabetização de adultos vai além da apropriação do artefato cultural que é o sistema alfabético de escrita, ela inclui o sujeito da aprendizagem e seu contexto, além de ser utensílio indispensável ao empoderamento pessoal, social, econômico e político, o primeiro passo para a escolaridade, um instrumento necessário para as lutas sociais contemporâneas, um pré-requisito para a ampliação das capacidades dos indivíduos no mundo do trabalho e nos desafios diários da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18235_TB8238_14102025143048.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAMOS BARB" "autor_email" => "jrbs@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }