SOB O PESO DAS LACUNAS: OS DESAFIOS (IN)EXISTENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6481 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "SOB O PESO DAS LACUNAS: OS DESAFIOS (IN)EXISTENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO" "resumo" => "O presente estudo analisa a deficiência formativa dos professores de língua inglesa que atuam no ensino básico da rede pública, ressaltando os fatores estruturais e políticos que comprometem a qualidade do ensino e intensificam as desigualdades educacionais. Para alcançar este objetivo, examinaram-se os elementos estruturais que influenciam a formação docente, analisaram-se as lacunas presentes na capacitação inicial e continuada, e avaliaram-se os impactos dessa precariedade sobre a eficácia pedagógica e a aprendizagem discente. Fundamentado em autores como Laura Miccoli, Paulo Santos e Ana Cipriano, o trabalho evidencia a fragmentação da formação inicial, a ausência de vivências pedagógicas práticas e a restrita oferta de programas específicos de formação continuada para o ensino de inglês. Por meio de uma pesquisa mista, que combinou métodos qualitativos e quantitativos, abordagem exploratória e revisão bibliográfica, para obter uma compreensão ampla e fundamentada do tema. Os resultados evidenciam que grande parte dos professores carece de domínio adequado do idioma e de preparo pedagógico eficiente, gerando reflexos diretos nos índices de aprendizagem discente. Observa-se, ainda, que a baixa proficiência dos estudantes na língua estrangeira se manifesta em habilidades comunicativas deficitárias e na ausência de competências mínimas para interação oral. Esse cenário afeta também a percepção dos discentes, que frequentemente associam o ensino de inglês a uma experiência acadêmica distante de suas realidades e pouco relevante, perpetuando desmotivação e barreiras emocionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID211_TB6481_26102025150121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERIBERLAN WANDERLEY MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WERIBERLAN" "autor_email" => "ir.weriberlanwanderley@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127712 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6481 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "SOB O PESO DAS LACUNAS: OS DESAFIOS (IN)EXISTENTES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO BÁSICO PÚBLICO" "resumo" => "O presente estudo analisa a deficiência formativa dos professores de língua inglesa que atuam no ensino básico da rede pública, ressaltando os fatores estruturais e políticos que comprometem a qualidade do ensino e intensificam as desigualdades educacionais. Para alcançar este objetivo, examinaram-se os elementos estruturais que influenciam a formação docente, analisaram-se as lacunas presentes na capacitação inicial e continuada, e avaliaram-se os impactos dessa precariedade sobre a eficácia pedagógica e a aprendizagem discente. Fundamentado em autores como Laura Miccoli, Paulo Santos e Ana Cipriano, o trabalho evidencia a fragmentação da formação inicial, a ausência de vivências pedagógicas práticas e a restrita oferta de programas específicos de formação continuada para o ensino de inglês. Por meio de uma pesquisa mista, que combinou métodos qualitativos e quantitativos, abordagem exploratória e revisão bibliográfica, para obter uma compreensão ampla e fundamentada do tema. Os resultados evidenciam que grande parte dos professores carece de domínio adequado do idioma e de preparo pedagógico eficiente, gerando reflexos diretos nos índices de aprendizagem discente. Observa-se, ainda, que a baixa proficiência dos estudantes na língua estrangeira se manifesta em habilidades comunicativas deficitárias e na ausência de competências mínimas para interação oral. Esse cenário afeta também a percepção dos discentes, que frequentemente associam o ensino de inglês a uma experiência acadêmica distante de suas realidades e pouco relevante, perpetuando desmotivação e barreiras emocionais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID211_TB6481_26102025150121.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERIBERLAN WANDERLEY MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WERIBERLAN" "autor_email" => "ir.weriberlanwanderley@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }