O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126085 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 8077 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Nos últimos anos houve um aumento significativo do Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ingressando nos Institutos Federais (IFs), em especial aqueles com altas habilidades/ superdotação (AH/SD). Especificamente, estudantes com AH/SD são aqueles que demonstram potencial de nível elevado em atividades de seu interesse, grande capacidade criativa e envolvimento com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas que abordam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) destes estudantes no contexto dos IFs. O estudo foi qualitativo, do tipo revisão sistemática e analisou publicações recuperadas na biblioteca virtual Periódicos Capes e SciELO (Scientific Electronic Library Online). A busca pelas amostras resultou em um número final de dois artigos, que foram lidos e analisados na íntegra. Os dados foram analisados de forma comparativa e discutidos com o auxílio da literatura. De modo geral, o estudo destacou que o Napne tem um papel crucial no planejamento e implementação de ações inclusivas para estudante com AH/SD. Os autores descrevem que as ações do Napne não se limitam a oferecer suporte aos alunos, mas também atuam assessorando professores durante as aulas, oferecendo acompanhamento diário aos estudantes e promovendo a formação de professores. De acordo com os estudo também podemos destacar a importância de fortalecer as ações do Napne para consolidar o AEE nos IFs. Para que essa consolidação aconteça de forma efetiva há necessidade de um trabalho colaborativo entre o educador especial e professores das classes regulares no planejamento e execução do plano de AEE. Percebe-se que ainda é um tema pouco discutido no ambiente acadêmico e inclusive sua implantação ainda é precária, isso pode ser constatado pelos poucos resultados encontrados na literatura que abordem essa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8077_TB2703_29102025181335.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "ebatista@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126085 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2703 "inscrito_id" => 8077 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "Nos últimos anos houve um aumento significativo do Público Alvo da Educação Especial (PAEE) ingressando nos Institutos Federais (IFs), em especial aqueles com altas habilidades/ superdotação (AH/SD). Especificamente, estudantes com AH/SD são aqueles que demonstram potencial de nível elevado em atividades de seu interesse, grande capacidade criativa e envolvimento com o processo de ensino aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas que abordam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) destes estudantes no contexto dos IFs. O estudo foi qualitativo, do tipo revisão sistemática e analisou publicações recuperadas na biblioteca virtual Periódicos Capes e SciELO (Scientific Electronic Library Online). A busca pelas amostras resultou em um número final de dois artigos, que foram lidos e analisados na íntegra. Os dados foram analisados de forma comparativa e discutidos com o auxílio da literatura. De modo geral, o estudo destacou que o Napne tem um papel crucial no planejamento e implementação de ações inclusivas para estudante com AH/SD. Os autores descrevem que as ações do Napne não se limitam a oferecer suporte aos alunos, mas também atuam assessorando professores durante as aulas, oferecendo acompanhamento diário aos estudantes e promovendo a formação de professores. De acordo com os estudo também podemos destacar a importância de fortalecer as ações do Napne para consolidar o AEE nos IFs. Para que essa consolidação aconteça de forma efetiva há necessidade de um trabalho colaborativo entre o educador especial e professores das classes regulares no planejamento e execução do plano de AEE. Percebe-se que ainda é um tema pouco discutido no ambiente acadêmico e inclusive sua implantação ainda é precária, isso pode ser constatado pelos poucos resultados encontrados na literatura que abordem essa temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8077_TB2703_29102025181335.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "ebatista@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }