Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULAS DE CAMPO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: EXPLORANDO O ESTUÁRIO DO CAPIBARIBE/PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação não-formal utiliza espaços diferenciados para desenvolver processos de aprendizagem. No ensino de biologia esses locais são primordiais, pois contribuem para a interação dos estudantes com o meio ambiente através da observação, coleta e análise de dados. O trecho Graças-Torre-Parnamirim, a montante do estuário do Capibaribe, foi escolhido para uma aula de campo com estudantes universitários. Com o objetivo de refletir sobre as potencialidades da aula de campo em espaço não-formal, caracterizando o ecossistema manguezal. Com o apoio de um barco, foi realizada a observação da calha do Rio Capibaribe e suas margens, avaliando seu estado de conservação e degradação. Usou-se o disco de Secchi, para observar a transparência da água do rio. Foram feitas análises físicas, como aferição da temperatura e luminosidade, e químicas da água coletada em pontos pré-determinados, para testes de pH, amônia e salinidade. Para a análise química, foi utilizado o “AlfaKit”. O estado de conservação e degradação do trecho estudado, foi avaliado pelo índice dos indicadores ambientais por meio do “check list” proposto por Tommasi, com pesos de impacto entre um (1) a cinco (5). Registrou-se neste trecho muitos sinais de degradação ambiental apresentando diferentes fatores de poluentes. Como a maré estava alta, a luminosidade e transparência do rio, foi boa até os 20 cm. A temperatura da água e do ar, respectivamente, 31o C e 20o C. O pH da água foi 7,0. Parte da água coletada destinou-se aos testes de amônia, nitrato e nitrito, com os reagentes próprios e tempos determinados, com os respectivos valores, 3 mg/l, 0,025 mg/l e 0,1 mg/l. A salinidade aferida 1,8 ppm. O trecho do rio apresentou muitos sinais de poluição e degradação no ecossistema, conforme a observação e análise dos resultados, necessitando de políticas públicas para a sua conservação.

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