AULAS DE CAMPO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: EXPLORANDO O ESTUÁRIO DO CAPIBARIBE/PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126746 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4374 "inscrito_id" => 12184 "titulo" => "AULAS DE CAMPO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: EXPLORANDO O ESTUÁRIO DO CAPIBARIBE/PE" "resumo" => "A educação não-formal utiliza espaços diferenciados para desenvolver processos de aprendizagem. No ensino de biologia esses locais são primordiais, pois contribuem para a interação dos estudantes com o meio ambiente através da observação, coleta e análise de dados. O trecho Graças-Torre-Parnamirim, a montante do estuário do Capibaribe, foi escolhido para uma aula de campo com estudantes universitários. Com o objetivo de refletir sobre as potencialidades da aula de campo em espaço não-formal, caracterizando o ecossistema manguezal. Com o apoio de um barco, foi realizada a observação da calha do Rio Capibaribe e suas margens, avaliando seu estado de conservação e degradação. Usou-se o disco de Secchi, para observar a transparência da água do rio. Foram feitas análises físicas, como aferição da temperatura e luminosidade, e químicas da água coletada em pontos pré-determinados, para testes de pH, amônia e salinidade. Para a análise química, foi utilizado o “AlfaKit”. O estado de conservação e degradação do trecho estudado, foi avaliado pelo índice dos indicadores ambientais por meio do “check list” proposto por Tommasi, com pesos de impacto entre um (1) a cinco (5). Registrou-se neste trecho muitos sinais de degradação ambiental apresentando diferentes fatores de poluentes. Como a maré estava alta, a luminosidade e transparência do rio, foi boa até os 20 cm. A temperatura da água e do ar, respectivamente, 31o C e 20o C. O pH da água foi 7,0. Parte da água coletada destinou-se aos testes de amônia, nitrato e nitrito, com os reagentes próprios e tempos determinados, com os respectivos valores, 3 mg/l, 0,025 mg/l e 0,1 mg/l. A salinidade aferida 1,8 ppm. O trecho do rio apresentou muitos sinais de poluição e degradação no ecossistema, conforme a observação e análise dos resultados, necessitando de políticas públicas para a sua conservação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12184_TB4374_25102025105616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO CAMPINAS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS BEZERRA" "autor_email" => "marcos.bezerra@professor.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126746 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4374 "inscrito_id" => 12184 "titulo" => "AULAS DE CAMPO EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: EXPLORANDO O ESTUÁRIO DO CAPIBARIBE/PE" "resumo" => "A educação não-formal utiliza espaços diferenciados para desenvolver processos de aprendizagem. No ensino de biologia esses locais são primordiais, pois contribuem para a interação dos estudantes com o meio ambiente através da observação, coleta e análise de dados. O trecho Graças-Torre-Parnamirim, a montante do estuário do Capibaribe, foi escolhido para uma aula de campo com estudantes universitários. Com o objetivo de refletir sobre as potencialidades da aula de campo em espaço não-formal, caracterizando o ecossistema manguezal. Com o apoio de um barco, foi realizada a observação da calha do Rio Capibaribe e suas margens, avaliando seu estado de conservação e degradação. Usou-se o disco de Secchi, para observar a transparência da água do rio. Foram feitas análises físicas, como aferição da temperatura e luminosidade, e químicas da água coletada em pontos pré-determinados, para testes de pH, amônia e salinidade. Para a análise química, foi utilizado o “AlfaKit”. O estado de conservação e degradação do trecho estudado, foi avaliado pelo índice dos indicadores ambientais por meio do “check list” proposto por Tommasi, com pesos de impacto entre um (1) a cinco (5). Registrou-se neste trecho muitos sinais de degradação ambiental apresentando diferentes fatores de poluentes. Como a maré estava alta, a luminosidade e transparência do rio, foi boa até os 20 cm. A temperatura da água e do ar, respectivamente, 31o C e 20o C. O pH da água foi 7,0. Parte da água coletada destinou-se aos testes de amônia, nitrato e nitrito, com os reagentes próprios e tempos determinados, com os respectivos valores, 3 mg/l, 0,025 mg/l e 0,1 mg/l. A salinidade aferida 1,8 ppm. O trecho do rio apresentou muitos sinais de poluição e degradação no ecossistema, conforme a observação e análise dos resultados, necessitando de políticas públicas para a sua conservação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12184_TB4374_25102025105616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO CAMPINAS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "MARCOS BEZERRA" "autor_email" => "marcos.bezerra@professor.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }