ESTUDANDO EVOLUÇÃO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128216 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7888 "inscrito_id" => 15962 "titulo" => "ESTUDANDO EVOLUÇÃO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR" "resumo" => "O trabalho foi realizado com alunos do ensino médio regular no colégio estadual militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, na cidade de boa vista Roraima. Durante a disciplina de biologia, abordou-se o conteúdo de evolução, e as diversas transformações que ocorreram no planeta ao longo dos anos, e ao final ocorreu a proposta de elaborar jogos de tabuleiro, que abordasse o assunto de uma forma divertida e lúdica, fazendo com que ao longo da competição os participantes ao responderem perguntas de forma correta pudessem avançar no jogo. Ao utilizarmos jogos, foi percebido que os alunos interagiam de forma descontraída e competitiva, buscando analisar as perguntas e respostas de forma cuidadosa, para que fossem corretas. A turma foi dividida em grupos, e cada equipe teve a liberdade de elaborar os jogos da forma que acreditavam ser correta. No entanto, foi sugerido a construídos com materiais reaproveitados, tais como papelão, tampinhas de refrigerante, imagens de revistas e desenhos feitos pelos próprios alunos. Todos os jogos possuíam um manual de regras, perguntas e respostas, um dado que poderia ser feito em papel ou outro material escolhido pela equipe. Ao final realizou-se uma avaliação por parte dos alunos, na qual os grupos testavam os jogos da outra equipe, assim puderam apontas dificuldades e também alguns benefícios dos materiais criados por eles. Dessa forma, podem ser percebido que os jogos podem ser ferramentas que auxiliam no ensino de evolução nas aulas de biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15962_TB7888_10112025235421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLÉIA DEON E SILVA" "autor_nome_curto" => "ARLÉIA" "autor_email" => "arleiadeons@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128216 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7888 "inscrito_id" => 15962 "titulo" => "ESTUDANDO EVOLUÇÃO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR" "resumo" => "O trabalho foi realizado com alunos do ensino médio regular no colégio estadual militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, na cidade de boa vista Roraima. Durante a disciplina de biologia, abordou-se o conteúdo de evolução, e as diversas transformações que ocorreram no planeta ao longo dos anos, e ao final ocorreu a proposta de elaborar jogos de tabuleiro, que abordasse o assunto de uma forma divertida e lúdica, fazendo com que ao longo da competição os participantes ao responderem perguntas de forma correta pudessem avançar no jogo. Ao utilizarmos jogos, foi percebido que os alunos interagiam de forma descontraída e competitiva, buscando analisar as perguntas e respostas de forma cuidadosa, para que fossem corretas. A turma foi dividida em grupos, e cada equipe teve a liberdade de elaborar os jogos da forma que acreditavam ser correta. No entanto, foi sugerido a construídos com materiais reaproveitados, tais como papelão, tampinhas de refrigerante, imagens de revistas e desenhos feitos pelos próprios alunos. Todos os jogos possuíam um manual de regras, perguntas e respostas, um dado que poderia ser feito em papel ou outro material escolhido pela equipe. Ao final realizou-se uma avaliação por parte dos alunos, na qual os grupos testavam os jogos da outra equipe, assim puderam apontas dificuldades e também alguns benefícios dos materiais criados por eles. Dessa forma, podem ser percebido que os jogos podem ser ferramentas que auxiliam no ensino de evolução nas aulas de biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15962_TB7888_10112025235421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLÉIA DEON E SILVA" "autor_nome_curto" => "ARLÉIA" "autor_email" => "arleiadeons@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }