Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125920
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 2992
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO"
    "resumo" => "A gestão escolar é desafiadora e o primeiro ano de gestão é ainda mais, sendo caracterizado pela necessidade de adaptação às demandas administrativas, pedagógicas e institucionais, que requerem do profissional mudanças significativas na transição do cargo de professor para a função de gestor. Segundo Freire (2023), no contexto de uma educação libertadora, o gestor deve atuar como mediador do processo dialógico entre a escola, os professores e a comunidade. Assim, este estudo aborda os principais desafios, na perspectiva dos gestores escolares, enfrentados no início da gestão e as estratégias adotadas para superá-los. O objetivo do trabalho é investigar os desafios enfrentados pelos gestores no primeiro ano de gestão e propor uma intervenção. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com aspectos da pesquisa-ação, a qual compreende um processo que segue “um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela” (Tripp, 2005, p. 446). Ao analisar os dados produzidos, verificamos que, dentre as principais dificuldades citadas pelos investigados, destaca-se a “dificuldade em priorizar as atividades” que apareceu nas respostas dos gestores que se encontram na primeira gestão. Outro fato destacado foi o anseio por “programas de formação continuada destinado aos gestores e a criação de rede de apoio com outros gestores e especialistas”. Diante disso, optamos por propor como intervenção a realização de um programa de mentoria destinada aos gestores escolares do munícipio de Juscimeira, pertencentes à Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, em específico da escola que identificamos com ambos gestores no primeiro ano de gestão. Os resultados apontam a importância de investir na capacitação dos gestores, inclusive por meio de mentorias que se revelaram, nesta pesquisa, como uma estratégia eficaz de apoio aos gestores escolares, em especial aqueles que estão no início da gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2992_TB2326_23102025152038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES"
    "autor_nome_curto" => "CACIA"
    "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125920
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 2992
    "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO"
    "resumo" => "A gestão escolar é desafiadora e o primeiro ano de gestão é ainda mais, sendo caracterizado pela necessidade de adaptação às demandas administrativas, pedagógicas e institucionais, que requerem do profissional mudanças significativas na transição do cargo de professor para a função de gestor. Segundo Freire (2023), no contexto de uma educação libertadora, o gestor deve atuar como mediador do processo dialógico entre a escola, os professores e a comunidade. Assim, este estudo aborda os principais desafios, na perspectiva dos gestores escolares, enfrentados no início da gestão e as estratégias adotadas para superá-los. O objetivo do trabalho é investigar os desafios enfrentados pelos gestores no primeiro ano de gestão e propor uma intervenção. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com aspectos da pesquisa-ação, a qual compreende um processo que segue “um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela” (Tripp, 2005, p. 446). Ao analisar os dados produzidos, verificamos que, dentre as principais dificuldades citadas pelos investigados, destaca-se a “dificuldade em priorizar as atividades” que apareceu nas respostas dos gestores que se encontram na primeira gestão. Outro fato destacado foi o anseio por “programas de formação continuada destinado aos gestores e a criação de rede de apoio com outros gestores e especialistas”. Diante disso, optamos por propor como intervenção a realização de um programa de mentoria destinada aos gestores escolares do munícipio de Juscimeira, pertencentes à Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, em específico da escola que identificamos com ambos gestores no primeiro ano de gestão. Os resultados apontam a importância de investir na capacitação dos gestores, inclusive por meio de mentorias que se revelaram, nesta pesquisa, como uma estratégia eficaz de apoio aos gestores escolares, em especial aqueles que estão no início da gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2992_TB2326_23102025152038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES"
    "autor_nome_curto" => "CACIA"
    "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A gestão escolar é desafiadora e o primeiro ano de gestão é ainda mais, sendo caracterizado pela necessidade de adaptação às demandas administrativas, pedagógicas e institucionais, que requerem do profissional mudanças significativas na transição do cargo de professor para a função de gestor. Segundo Freire (2023), no contexto de uma educação libertadora, o gestor deve atuar como mediador do processo dialógico entre a escola, os professores e a comunidade. Assim, este estudo aborda os principais desafios, na perspectiva dos gestores escolares, enfrentados no início da gestão e as estratégias adotadas para superá-los. O objetivo do trabalho é investigar os desafios enfrentados pelos gestores no primeiro ano de gestão e propor uma intervenção. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com aspectos da pesquisa-ação, a qual compreende um processo que segue “um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela” (Tripp, 2005, p. 446). Ao analisar os dados produzidos, verificamos que, dentre as principais dificuldades citadas pelos investigados, destaca-se a “dificuldade em priorizar as atividades” que apareceu nas respostas dos gestores que se encontram na primeira gestão. Outro fato destacado foi o anseio por “programas de formação continuada destinado aos gestores e a criação de rede de apoio com outros gestores e especialistas”. Diante disso, optamos por propor como intervenção a realização de um programa de mentoria destinada aos gestores escolares do munícipio de Juscimeira, pertencentes à Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, em específico da escola que identificamos com ambos gestores no primeiro ano de gestão. Os resultados apontam a importância de investir na capacitação dos gestores, inclusive por meio de mentorias que se revelaram, nesta pesquisa, como uma estratégia eficaz de apoio aos gestores escolares, em especial aqueles que estão no início da gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.