Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REORGANIZAÇÃO CURRICULAR E RESSIGNIFICAÇÕES DOCENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO GAÚCHO EM TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho analisa a reorganização curricular promovida a partir da implementação do Ensino Médio Gaúcho em Tempo Integral no Rio Grande do Sul e as possíveis ressignificações da docência nesse contexto. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, com foco na análise documental, considerando o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, as matrizes curriculares, os cadernos dos componentes curriculares e documentos institucionais da escola estudada. O referencial teórico apoia-se em Tardif, ao compreender os saberes docentes como construções históricas e sociais, marcadas pela pluralidade de fontes e práticas. A partir da análise dos documentos, apoiada em Lüdke e André, observam-se deslocamentos significativos na organização do currículo, como a redução da carga horária de componentes da formação geral básica e a ampliação dos itinerários formativos, impactando de forma direta na prática pedagógica dos docentes. No contexto da ampliação da jornada escolar proposta pelo modelo de tempo integral, emergem novas exigências pedagógicas e institucionais - tanto administrativas quanto pedagógicas - que impactam a distribuição dos tempos e espaços de ensino. Tais mudanças afetam diretamente o lugar ocupado pelos docentes, muitas vezes alocados em disciplinas eletivas ou trilhas interdisciplinares, exigindo reformulações em sua organização pedagógica. Os resultados apontam para um possível tensionamento entre as diretrizes curriculares e a realidade vivida pelos docentes, exigindo adaptações que implicam ressignificações da prática pedagógica e da identidade profissional.

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