Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E DESAFIOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O letramento na educação infantil é um processo essencial para o desenvolvimento da linguagem escrita, permitindo que as crianças tenham contato com a cultura escrita de forma significativa. Desde cedo, elas começam a construir hipóteses sobre a escrita e esse processo é influenciado tanto pelo ambiente escolar, quanto pelas interações sociais. Com base nos aportes teóricos de Ferreiro e Teberosky (1985), que investigam a psicogênese da língua escrita e na teoria sociocultural de Vygotsky (1988), esse trabalho objetiva discutir a mediação do professor e a participação ativa da criança e de sua família no processo ensino aprendizagem. Estratégias pedagógicas como a contação de histórias, a escrita espontânea e o uso de atividades lúdicas são fundamentais para estimular o interesse das crianças pelo universo letrado. A metodologia se sustenta em estudos bibliográficos e na abordagem qualitativa. O estudo evidencia que o letramento é um processo social e dinâmico, que não se restringe à decodificação de letras, mas envolve a compreensão do significado da escrita em diferentes contextos. Dessa forma, é fundamental adotar práticas pedagógicas, que respeitem o ritmo de aprendizagem de cada criança, garantindo um ensino mais efetivo, motivador e transformador.

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