Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE A LITERATURA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129019
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9819
    "inscrito_id" => 15472
    "titulo" => "O QUE A LITERATURA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO?"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem mudado a maneira como nos relacionamos com a internet e principalmente como ensinamos e aprendemos, trazendo novas ferramentas que implementam recursos a prática docente e ao cotidiano da sala de aula. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, no qual símbolos, dados e imagens mediados por computadores moldam a maneira como compreendemos a realidade ao nosso redor. Nesse contexto, compreender o impacto da IA no ensino torna-se essencial para que possamos usufruir de seus benefícios sem abrir mão de elementos fundamentais, como o pensamento crítico, a curiosidade e a significação do conhecimento. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo investigar como a IA vem transformando as práticas educacionais entre os anos de 2020 e 2025. Para alcançar tal propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento (EQ), por meio de um levantamento sistemático de descritores nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da plataforma SciELO. Foram analisados artigos científicos em português, publicados nesse período e revisados por pares (Peer Review). Os resultados obtidos revelam que as transformações educacionais recentes não se limitam somente à adoção de novos artifícios digitais, mas também envolvem discussões sobre plágio, ética, criticidade e o impacto da tecnologia no futuro das práticas pedagógicas. A tecnologia deve compreender as subjetividades humanas, reforçando nossa capacidade de dialogar, de criar sentidos e de construir coletivamente uma educação que prepare não apenas para o trabalho, mas para a vida em sociedade. Desse modo, concluímos que a inteligência artificial possui uma multiplicidade de utilidades dentro do ensino, no entanto poucos trabalhos têm sido desenvolvidos sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15472_TB9819_16102025103555.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "israelrodriguesbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129019
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9819
    "inscrito_id" => 15472
    "titulo" => "O QUE A LITERATURA FALA SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO?"
    "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem mudado a maneira como nos relacionamos com a internet e principalmente como ensinamos e aprendemos, trazendo novas ferramentas que implementam recursos a prática docente e ao cotidiano da sala de aula. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, no qual símbolos, dados e imagens mediados por computadores moldam a maneira como compreendemos a realidade ao nosso redor. Nesse contexto, compreender o impacto da IA no ensino torna-se essencial para que possamos usufruir de seus benefícios sem abrir mão de elementos fundamentais, como o pensamento crítico, a curiosidade e a significação do conhecimento. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo investigar como a IA vem transformando as práticas educacionais entre os anos de 2020 e 2025. Para alcançar tal propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento (EQ), por meio de um levantamento sistemático de descritores nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da plataforma SciELO. Foram analisados artigos científicos em português, publicados nesse período e revisados por pares (Peer Review). Os resultados obtidos revelam que as transformações educacionais recentes não se limitam somente à adoção de novos artifícios digitais, mas também envolvem discussões sobre plágio, ética, criticidade e o impacto da tecnologia no futuro das práticas pedagógicas. A tecnologia deve compreender as subjetividades humanas, reforçando nossa capacidade de dialogar, de criar sentidos e de construir coletivamente uma educação que prepare não apenas para o trabalho, mas para a vida em sociedade. Desse modo, concluímos que a inteligência artificial possui uma multiplicidade de utilidades dentro do ensino, no entanto poucos trabalhos têm sido desenvolvidos sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15472_TB9819_16102025103555.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL RODRIGUES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "israelrodriguesbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem mudado a maneira como nos relacionamos com a internet e principalmente como ensinamos e aprendemos, trazendo novas ferramentas que implementam recursos a prática docente e ao cotidiano da sala de aula. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, no qual símbolos, dados e imagens mediados por computadores moldam a maneira como compreendemos a realidade ao nosso redor. Nesse contexto, compreender o impacto da IA no ensino torna-se essencial para que possamos usufruir de seus benefícios sem abrir mão de elementos fundamentais, como o pensamento crítico, a curiosidade e a significação do conhecimento. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo investigar como a IA vem transformando as práticas educacionais entre os anos de 2020 e 2025. Para alcançar tal propósito, adotou-se uma abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento (EQ), por meio de um levantamento sistemático de descritores nas bases do Portal de Periódicos da Capes e da plataforma SciELO. Foram analisados artigos científicos em português, publicados nesse período e revisados por pares (Peer Review). Os resultados obtidos revelam que as transformações educacionais recentes não se limitam somente à adoção de novos artifícios digitais, mas também envolvem discussões sobre plágio, ética, criticidade e o impacto da tecnologia no futuro das práticas pedagógicas. A tecnologia deve compreender as subjetividades humanas, reforçando nossa capacidade de dialogar, de criar sentidos e de construir coletivamente uma educação que prepare não apenas para o trabalho, mas para a vida em sociedade. Desse modo, concluímos que a inteligência artificial possui uma multiplicidade de utilidades dentro do ensino, no entanto poucos trabalhos têm sido desenvolvidos sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.