INTERAÇÕES ENTRE CUTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA DO IFMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5016 "inscrito_id" => 12088 "titulo" => "INTERAÇÕES ENTRE CUTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA DO IFMA" "resumo" => "Nesta pesquisa discutem-se questões relacionadas à formação de professores para o uso de dispositivos digitais na formação inicial. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a concepção que os professores de Licenciatura têm sobre sua atuação na formação de professores para o uso de TDIC, e de que forma esses dispositivos podem contribuir na aprendizagem de profissionais que atuarão numa sociedade imersa em cultura digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso de abordagem exploratória, alocada no curso de Licenciatura do IFMA em Ciências Agrárias do campus Maracanã. As fases da pesquisa contemplaram estudo documental, aplicação de questionário e observação participante, para a análise e discussão dos dados, com a autorização do Conselho de Ética. O resultado deste estudo respondeu ao estudo que gerou esta pesquisa e apontou como resultado que a maioria dos professores não tem formação inicial e nem continuada para explorar as potencialidades pedagógicas das TDIC nos processos formativos de docentes. Destaca-se, que do universo pesquisado somente três professores participaram de cursos ofertados pela instituição para uso de lousa digital e AVA para educação em EaD. A análise indicou, que todos os professores possuem conhecimentos tecnológicos para o cotidiano social, porém, não foi observada a utilização destes como recursos didáticos na construção do conhecimento do aluno. Os dados apontaram, que os professores compreendem as TDIC como suporte tecnológico de apoio ao professor, percebem a importância dessas tecnologias digitais para os processos formativos do docente e demonstraram interesse em obter formação continuada para uso dessas tecnologias digitais na educação. Os resultados são relevantes para o debate sobre a integração de TDIC nas práticas pedagógicas de formação profissional de professores do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12088_TB5016_10112025194242.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEUZA NERE BRITO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDLEUZA" "autor_email" => "edleuza.brito@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5016 "inscrito_id" => 12088 "titulo" => "INTERAÇÕES ENTRE CUTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA DO IFMA" "resumo" => "Nesta pesquisa discutem-se questões relacionadas à formação de professores para o uso de dispositivos digitais na formação inicial. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a concepção que os professores de Licenciatura têm sobre sua atuação na formação de professores para o uso de TDIC, e de que forma esses dispositivos podem contribuir na aprendizagem de profissionais que atuarão numa sociedade imersa em cultura digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso de abordagem exploratória, alocada no curso de Licenciatura do IFMA em Ciências Agrárias do campus Maracanã. As fases da pesquisa contemplaram estudo documental, aplicação de questionário e observação participante, para a análise e discussão dos dados, com a autorização do Conselho de Ética. O resultado deste estudo respondeu ao estudo que gerou esta pesquisa e apontou como resultado que a maioria dos professores não tem formação inicial e nem continuada para explorar as potencialidades pedagógicas das TDIC nos processos formativos de docentes. Destaca-se, que do universo pesquisado somente três professores participaram de cursos ofertados pela instituição para uso de lousa digital e AVA para educação em EaD. A análise indicou, que todos os professores possuem conhecimentos tecnológicos para o cotidiano social, porém, não foi observada a utilização destes como recursos didáticos na construção do conhecimento do aluno. Os dados apontaram, que os professores compreendem as TDIC como suporte tecnológico de apoio ao professor, percebem a importância dessas tecnologias digitais para os processos formativos do docente e demonstraram interesse em obter formação continuada para uso dessas tecnologias digitais na educação. Os resultados são relevantes para o debate sobre a integração de TDIC nas práticas pedagógicas de formação profissional de professores do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12088_TB5016_10112025194242.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLEUZA NERE BRITO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDLEUZA" "autor_email" => "edleuza.brito@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }