MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2742 "inscrito_id" => 954 "titulo" => "MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS" "resumo" => "Há uma abundância de informação disponível na Internet e facilidade de acessá-la, especialmente com os dispositivos móveis. Isso não quer dizer que a escola e o professor perderam seu papel, mas sim que precisam se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, o planejamento de estratégias de ensino com recursos digitais para aplicação em sala de aula, busca priorizar habilidades que os estudantes já possuem, que é a de manusear um aparelho celular em suas diferentes dimensões, como também, valorizar o conhecimento apreendido em outros contextos fora da escola. Assim, o projeto "Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática, que frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade pela matemática por meio do lançamento semanal ou quinzenal de desafios matemáticos e episódios quinzenais em um podcast, e difundi-los nas plataformas digitais como Spotify, Instagram e Youtube; Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir estudos dos objetos de conhecimentos da Matemática; Promover a difusão de pesquisas desenvolvidas pelos professores de Matemática de forma acessível para todos os públicos. Dessa forma, o presente projeto propõe-se a desenvolver o "Profcast 2.0" e o “Desafio Matemático em Ação”, onde ambos propõem uma disseminação efetiva do conhecimento, com uma interação diferente da habitual. A escolha estratégica das plataformas digitais amplamente acessadas atualmente, como o Spotify, Youtube, Instagram e o TikTok, permite que os participantes tenham a liberdade de acessar os desafios matemáticos de forma flexível, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptada à sua realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID954_TB2742_30102025175437.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126107 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2742 "inscrito_id" => 954 "titulo" => "MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS" "resumo" => "Há uma abundância de informação disponível na Internet e facilidade de acessá-la, especialmente com os dispositivos móveis. Isso não quer dizer que a escola e o professor perderam seu papel, mas sim que precisam se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, o planejamento de estratégias de ensino com recursos digitais para aplicação em sala de aula, busca priorizar habilidades que os estudantes já possuem, que é a de manusear um aparelho celular em suas diferentes dimensões, como também, valorizar o conhecimento apreendido em outros contextos fora da escola. Assim, o projeto "Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática, que frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade pela matemática por meio do lançamento semanal ou quinzenal de desafios matemáticos e episódios quinzenais em um podcast, e difundi-los nas plataformas digitais como Spotify, Instagram e Youtube; Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir estudos dos objetos de conhecimentos da Matemática; Promover a difusão de pesquisas desenvolvidas pelos professores de Matemática de forma acessível para todos os públicos. Dessa forma, o presente projeto propõe-se a desenvolver o "Profcast 2.0" e o “Desafio Matemático em Ação”, onde ambos propõem uma disseminação efetiva do conhecimento, com uma interação diferente da habitual. A escolha estratégica das plataformas digitais amplamente acessadas atualmente, como o Spotify, Youtube, Instagram e o TikTok, permite que os participantes tenham a liberdade de acessar os desafios matemáticos de forma flexível, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptada à sua realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID954_TB2742_30102025175437.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }