O PAPEL DO SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E SAÚDE DO TRABALHADOR NA ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6789 "inscrito_id" => 8427 "titulo" => "O PAPEL DO SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E SAÚDE DO TRABALHADOR NA ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Saúde do Trabalhador (SAPS) tem como principal objetivo oferecer suporte psicopedagógico e acadêmico para docentes, discentes, familiares e colaboradores, promovendo o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir de escutas, acolhimentos e reuniões com alunos, professores, coordenadores e gestores, o SAPS desenvolve práticas coletivas voltadas à prevenção e promoção da saúde mental e educacional. Serviço de Apoio Psicopedagógico e Saúde do Trabalhador (SAPS) da Unichristus O serviço desenvolve ações coletivas voltadas à integração e suporte aos alunos, promovendo acolhimento e estratégias para adaptação ao ambiente acadêmico. O presente estudo apresenta as iniciativas de Projetos como Unindo Forças, que facilita a integração de ingressantes; Caminhos de Integração, voltado a estudantes transferidos; Jornada de Aprendizagem Prática, para preparar alunos para estágios; e Projeto de Orientação Profissional e de Carreira, que auxilia na construção de projetos de vida. O referencial teórico fundamenta-se na discussão de fatores de permanência no ensino superior, destacando a importância da mediação no aprendizado. Metodologicamente, foram realizadas atividades coletivas, grupos de discussão e encontros presenciais, envolvendo técnicas de acolhimento e suporte psicopedagógico. Os resultados apontam que essas iniciativas contribuem significativamente para a redução da ansiedade acadêmica, fortalecimento das redes de apoio e desenvolvimento de estratégias de aprendizagem eficazes. Os principais resultados indicam que programas institucionais de suporte são fundamentais para a adaptação dos alunos, impactando positivamente sua trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8427_TB6789_19102025150256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS (UNICHRISTUS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6789 "inscrito_id" => 8427 "titulo" => "O PAPEL DO SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E SAÚDE DO TRABALHADOR NA ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O Serviço de Apoio Psicopedagógico e Saúde do Trabalhador (SAPS) tem como principal objetivo oferecer suporte psicopedagógico e acadêmico para docentes, discentes, familiares e colaboradores, promovendo o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A partir de escutas, acolhimentos e reuniões com alunos, professores, coordenadores e gestores, o SAPS desenvolve práticas coletivas voltadas à prevenção e promoção da saúde mental e educacional. Serviço de Apoio Psicopedagógico e Saúde do Trabalhador (SAPS) da Unichristus O serviço desenvolve ações coletivas voltadas à integração e suporte aos alunos, promovendo acolhimento e estratégias para adaptação ao ambiente acadêmico. O presente estudo apresenta as iniciativas de Projetos como Unindo Forças, que facilita a integração de ingressantes; Caminhos de Integração, voltado a estudantes transferidos; Jornada de Aprendizagem Prática, para preparar alunos para estágios; e Projeto de Orientação Profissional e de Carreira, que auxilia na construção de projetos de vida. O referencial teórico fundamenta-se na discussão de fatores de permanência no ensino superior, destacando a importância da mediação no aprendizado. Metodologicamente, foram realizadas atividades coletivas, grupos de discussão e encontros presenciais, envolvendo técnicas de acolhimento e suporte psicopedagógico. Os resultados apontam que essas iniciativas contribuem significativamente para a redução da ansiedade acadêmica, fortalecimento das redes de apoio e desenvolvimento de estratégias de aprendizagem eficazes. Os principais resultados indicam que programas institucionais de suporte são fundamentais para a adaptação dos alunos, impactando positivamente sua trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8427_TB6789_19102025150256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS (UNICHRISTUS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }