AMBIENTE ALFABETIZADOR E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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O texto tem como objetivos, descrever e analisar as estratégias de organização da oficina sobre ambiente alfabetizador na perspectiva da educação antirracista e promover discussões para combater o racismo e o preconceito na sala de aula. Para a construção do texto, utilizou-se da revisão bibliográfica, a partir de autores como Ribeiro (2019), Soares (2020), Carneiro (2020), Munanga (2003), Almeida (2019) e Saviani (2013) que traçam reflexões sobre importância da escola enquanto espaço de construção do conhecimento sistematizado, sendo, a alfabetização e letramento nos anos iniciais, essenciais para discutir sobre raça, racismo e identidade de forma permanente. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e descritiva, e as atividades realizadas incluíram o uso de elementos como combinados, numerais representados por diferentes tons de pele, a construção do AFROBETO e a elaboração de chamadinhas. O objetivo dessas atividades foi promover a representatividade e desconstruir estereótipos raciais no ambiente educacional. Os resultados indicam que a inclusão de materiais didáticos que abordem a diversidade étnico-racial fortalece a identidade dos alunos e favorece a construção de um ensino baseado nas relações entre diferentes etnias. Além disso, observou-se um impacto positivo na autoestima dos participantes negros, que passaram a se reconhecer nos recursos pedagógicos utilizados. Portanto, conclui-se que a criação de um ambiente alfabetizador antirracista é essencial para a construção de uma educação mais inclusiva, crítica e socialmente transformadora, demandando um compromisso contínuo dos educadores na implementação dessas práticas pedagógicas." 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