ANALISE DOS DISCURSOS NA EDUCAÇÃO PROFISSONAL NO BRASIL: MANUTENÇÃO E/OU ROMPIMENTO?
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Ao observar essa trajetória, percebe-se que, embora a educação profissional tenha passado por diversas transições, ela foi (e é) narrada de forma cronológica, como um discurso político, transmitindo um sentido unívoco e sem "brechas" para outras interpretações e/ou constatações. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizado, como procedimento metodológico, a teoria da Análise do Discurso (AD), de vertente francesa, cujo principal autor é Michel Pêcheux. Para melhor análise dos dados, também será utilizado o paradigma indiciário, na perspectiva de Ginzburg. O referencial teórico foi produzido sob a ótica dos marcos legais (BRASIL/MEC) e de estudiosos no campo da memória do trabalho e da educação profissional, como Cunha (2000) e Silva e Sobrinho (2014), identificando, assim, a importância do conhecimento e da aplicação da Análise do Discurso na história cronológica contida nas leis e decretos, a fim de entender os discursos que estão implícitos e os que são negligenciados. 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