LEITURAS EM REDE: A TECNOLOGIA AGRUPANDO INTERESSES E EXPANDINDO CONHECIMENTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8635 "inscrito_id" => 18261 "titulo" => "LEITURAS EM REDE: A TECNOLOGIA AGRUPANDO INTERESSES E EXPANDINDO CONHECIMENTOS" "resumo" => "A Rede de Leituras é um projeto piloto desenvolvido desde 2024 no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Seu objetivo é demonstrar como a tecnologia pode aproximar estudantes com interesses em comum, mesmo morando em diferentes regiões da Bahia, incluindo áreas rurais, para participar de discussões sobre obras literárias, filmes e outras formas de expressão linguística, de domínio público, escolhidas pelos próprios alunos. A metodologia adotada envolveu o mapeamento do perfil dos participantes e o planejamento das etapas dos encontros virtuais quinzenais, realizados pelo Google Meet. As sessões são gravadas por meio da plataforma StreamYard, permitindo registro e acesso posterior. Em cada ciclo , combinam-se os capítulos para leitura e compartilhamento no próximo encontro , momento em que há as discussões colaborativas e reflexivas. Com base em Orlandi (2012), entende-se que toda leitura tem uma história — seja em relação ao texto, seja ao leitor. No ambiente virtual, praticam-se tanto leituras parafrásticas (reprodução do sentido do autor) quanto leituras polissêmicas, que atribuem múltiplos sentidos ao texto. O uso da tecnologia amplia as possibilidades de interação entre os participantes, criando vínculos e o engajamento com a leitura. A Rede de Leituras considera, assim, os contextos digitais e os fatores tecnolinguageiros envolvidos, conforme propõe Muniz-Lima (2024), fortalecendo práticas de leitura mediadas digitalmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18261_TB8635_10112025131447.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYRIAN CONCEIÇÃO CRUSOÉ ROCHA SALES" "autor_nome_curto" => "MYRIAN" "autor_email" => "profamyrian@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8635 "inscrito_id" => 18261 "titulo" => "LEITURAS EM REDE: A TECNOLOGIA AGRUPANDO INTERESSES E EXPANDINDO CONHECIMENTOS" "resumo" => "A Rede de Leituras é um projeto piloto desenvolvido desde 2024 no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Seu objetivo é demonstrar como a tecnologia pode aproximar estudantes com interesses em comum, mesmo morando em diferentes regiões da Bahia, incluindo áreas rurais, para participar de discussões sobre obras literárias, filmes e outras formas de expressão linguística, de domínio público, escolhidas pelos próprios alunos. A metodologia adotada envolveu o mapeamento do perfil dos participantes e o planejamento das etapas dos encontros virtuais quinzenais, realizados pelo Google Meet. As sessões são gravadas por meio da plataforma StreamYard, permitindo registro e acesso posterior. Em cada ciclo , combinam-se os capítulos para leitura e compartilhamento no próximo encontro , momento em que há as discussões colaborativas e reflexivas. Com base em Orlandi (2012), entende-se que toda leitura tem uma história — seja em relação ao texto, seja ao leitor. No ambiente virtual, praticam-se tanto leituras parafrásticas (reprodução do sentido do autor) quanto leituras polissêmicas, que atribuem múltiplos sentidos ao texto. O uso da tecnologia amplia as possibilidades de interação entre os participantes, criando vínculos e o engajamento com a leitura. A Rede de Leituras considera, assim, os contextos digitais e os fatores tecnolinguageiros envolvidos, conforme propõe Muniz-Lima (2024), fortalecendo práticas de leitura mediadas digitalmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18261_TB8635_10112025131447.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYRIAN CONCEIÇÃO CRUSOÉ ROCHA SALES" "autor_nome_curto" => "MYRIAN" "autor_email" => "profamyrian@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }