DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COM IA PARA O ENSINO LÚDICO DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125033 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 576 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COM IA PARA O ENSINO LÚDICO DE QUÍMICA" "resumo" => "O uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Química surge como uma alternativa lúdica e eficaz para tornar a disciplina mais acessível e envolvente. O ensino de Química, tradicionalmente baseado em abordagens expositivas e abstratas, apresenta desafios na aprendizagem devido à complexidade dos conceitos e à dificuldade de contextualização no cotidiano dos alunos. Como alternativa, recursos didáticos inovadores, como histórias em quadrinhos, podem tornar o ensino mais atrativo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de HQs utilizando Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à criação de conteúdos lúdicos para o ensino de conceitos químicos. A metodologia envolve a criação da personagem principal, Toxilene, a elaboração de roteiros baseados em conteúdo do ensino fundamental e médio e o uso de IA para gerar ilustrações e composições visuais. Para garantir a precisão científica e a coesão narrativa, foi necessário revisar e ajustar manualmente as imagens e textos gerados, corrigindo possíveis inconsistências da IA. Entre os principais desafios, destacam-se a dificuldade da IA em manter a continuidade visual entre as imagens e a necessidade do refinamento dos comandos para obtenção de imagens coerentes com o contexto educacional. Os resultados demonstram que as HQs produzidas foram bem recebidas por estudantes e professores, contribuindo para o engajamento e a assimilação dos conteúdos. A experiência sugere que a IA pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de materiais didáticos inovadores, contribuindo para a compreensão de conceitos abstratos, embora requeira ajustes para otimizar sua aplicação. Futuras expansões podem incluir a abordagem de novos temas e a adaptação da metodologia para outras abordagens concluindo que a combinação de tecnologia e entretenimento é uma estratégia viável para melhorar o ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6304_TB576_30102025153438.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSIE EVELYN SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUSIE EVELYN" "autor_email" => "susie.gomes@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125033 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 576 "inscrito_id" => 6304 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COM IA PARA O ENSINO LÚDICO DE QUÍMICA" "resumo" => "O uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Química surge como uma alternativa lúdica e eficaz para tornar a disciplina mais acessível e envolvente. O ensino de Química, tradicionalmente baseado em abordagens expositivas e abstratas, apresenta desafios na aprendizagem devido à complexidade dos conceitos e à dificuldade de contextualização no cotidiano dos alunos. Como alternativa, recursos didáticos inovadores, como histórias em quadrinhos, podem tornar o ensino mais atrativo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de HQs utilizando Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à criação de conteúdos lúdicos para o ensino de conceitos químicos. A metodologia envolve a criação da personagem principal, Toxilene, a elaboração de roteiros baseados em conteúdo do ensino fundamental e médio e o uso de IA para gerar ilustrações e composições visuais. Para garantir a precisão científica e a coesão narrativa, foi necessário revisar e ajustar manualmente as imagens e textos gerados, corrigindo possíveis inconsistências da IA. Entre os principais desafios, destacam-se a dificuldade da IA em manter a continuidade visual entre as imagens e a necessidade do refinamento dos comandos para obtenção de imagens coerentes com o contexto educacional. Os resultados demonstram que as HQs produzidas foram bem recebidas por estudantes e professores, contribuindo para o engajamento e a assimilação dos conteúdos. A experiência sugere que a IA pode ser uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de materiais didáticos inovadores, contribuindo para a compreensão de conceitos abstratos, embora requeira ajustes para otimizar sua aplicação. Futuras expansões podem incluir a abordagem de novos temas e a adaptação da metodologia para outras abordagens concluindo que a combinação de tecnologia e entretenimento é uma estratégia viável para melhorar o ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6304_TB576_30102025153438.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUSIE EVELYN SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "SUSIE EVELYN" "autor_email" => "susie.gomes@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }