Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETIVIDADE E SOCIABILIDADE DE PROFESSORES(AS), PAIS E FILHOS(AS) NO CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DOS FILMES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho visa compreender, na esfera fílmica, as implicações subjetivas da afetividade e da sociabilidade a partir dos filmes que apresentam o cotidiano de pais e filhos na sua participação em forma de afetividade e sociabilidade no contexto escolar. Assim, são múltiplos os olhares sobre o potencial pedagógico dos filmes como fontes para uma práxis da Pedagogia em plena contemporaneidade. Em uma sociedade que tem a mudança como principal referência, é pouco provável que os paradigmas de sociabilidade e afetividade sejam compreendidos de um único prisma ou referencial, especialmente quando pensamos na revolução documental e sua nova abordagem das fontes na área das Ciências Humanas, provocada pelo Annales (Reis, 2003:81). O objetivo central do trabalho refere-se ao olhar crítico dos estudantes de Pedagogia em relação às obras cinematográficas, tais como: Um Sonho Possível (2009), Entre os Muros da Escola (2008) e Liberdade para Aprender (2007), que problematizam questões pedagógicas contemporâneas. A metodologia utilizada teve como ponto de partida os estudos e análises de livros e artigos, desenvolvendo o aprofundamento e sua relação com o tema central da proposta. Uma interpretação dos conceitos relacionados nos filmes e uma interpretação crítica do material selecionado permitiram um diálogo conceitual que possibilitou aos estudantes de Pedagogia uma perspectiva sociológica e filosófica diante da sociabilidade e afetividade no contexto escolar de professores(as), pais e filhos(as), utilizando o processo fílmico como instrumento de mediação pedagógica na construção conceitual das atividades pedagógicas. Os resultados apresentaram uma melhor perspectiva crítica e contextualizada dos estudantes, tendo em vista que os encontros ocorreram a partir das leituras previamente indicadas e suas relações com a produção imagética devidamente selecionada, suscitando a possibilidade concreta de novas práticas pedagógicas diante do olhar instituído do percurso do grupo de estudantes de Pedagogia.

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