Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FREIRIANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CAMINHO INSURGENTE CONTRA OS PARADIGMAS DO MUNDO NEOLIBERAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado “Ginástica para todos da escola: pressupostos teóricos freirianos para caminhos de insurgência” que foi realizada por meio de uma pesquisa-ação pedagógica e crítica (Ghedin; Franco, 2008; Franco; Betti, 2018). Seu objetivo geral foi compreender a dimensão educativa de uma práxis pedagógica envolvendo a GPT e a educação libertadora proposta por Paulo Freire a partir de temas geradores. A análise e discussão dos dados foram elaboradas utilizando como referencial teórico a triangulação dos dados (Minayo et al, 2005), os quais foram levantados por meio do diário de bordo docente, registro crítico de estudantes, filmagens e transcrição de momentos dialógicos. Com a análise chegamos a dois paradigmas importantes que perpassam a educação física escolar. O primeiro diz respeito a fragmentação da práxis pedagógica em partes teóricas e práticas, restringindo o componente curricular a uma natureza de cunho prático e o segundo é o entendimento sobre aulas expositivas que circulam no senso comum e acabam, na maior parte das vezes, se referindo às aulas ministradas dentro da sala de aula, principalmente no contexto da educação bancária denunciada por Freire (2023). No caso da educação física escolar, fundamentada nos pressupostos teóricos freirianos, problematizar diferentes práticas corporais é urgente, principalmente quando buscamos a superação de gestos e movimentos apresentados de forma reprodutivista e descontextualizada da realidade que se apresenta. A práxis pedagógica em questão, ao propor diferentes vivências envolvendo concomitantemente a mediação e orientação de diálogos críticos que levassem à reflexão entre saberes populares e saberes científicos de resistência, como os momentos dialógicos, momentos de leitura, pesquisa, apreciação estética, entre outros, mostrou que esses atos corporais fazem parte do caminho de construção de corpos conscientes que buscam desvelar circunstâncias de opressão que cada situação de aprendizagem apresenta ao ser tematizada e problematizada.

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