REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127946 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7038 "inscrito_id" => 15337 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho científico tem como objetivo coletar e analisar as impressões dos estudantes do curso integrado em Mecatrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, acerca da atividade de análise da frequência cardíaca, realizada após a prática de exercícios físicos. O estudo foi conduzido de forma multidisciplinar (PEREIRA, 2014), integrando as disciplinas de Educação Física e Matemática, mais específico os conceitos da Estatística. Durante as aulas de Educação Física, os alunos aprenderam a medir a frequência cardíaca antes, durante e depois de exercícios físicos. Em Matemática, eles foram orientados a estruturar, coletar e tratar dados, além de escolher os tipos de gráficos mais adequados para representar as informações coletadas (VALDIR & LIMA, 2018; BRILHADORI, 2024). A metodologia envolveu a aplicação de formulários eletrônicos para obter as percepções dos estudantes sobre o aprendizado e a importância da atividade proposta. A pesquisa abordou a relevância da frequência cardíaca na avaliação da saúde do coração e na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ressaltar a importância da análise e interpretação de gráficos para a compreensão de dados. O trabalho visa, portanto, promover uma reflexão crítica dos estudantes sobre o uso de ferramentas matemáticas e estatísticas na análise de dados relacionados à saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15337_TB7038_30102025164720.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA CANAZART DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VILMA" "autor_email" => "vilma.santos@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127946 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7038 "inscrito_id" => 15337 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho científico tem como objetivo coletar e analisar as impressões dos estudantes do curso integrado em Mecatrônica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, acerca da atividade de análise da frequência cardíaca, realizada após a prática de exercícios físicos. O estudo foi conduzido de forma multidisciplinar (PEREIRA, 2014), integrando as disciplinas de Educação Física e Matemática, mais específico os conceitos da Estatística. Durante as aulas de Educação Física, os alunos aprenderam a medir a frequência cardíaca antes, durante e depois de exercícios físicos. Em Matemática, eles foram orientados a estruturar, coletar e tratar dados, além de escolher os tipos de gráficos mais adequados para representar as informações coletadas (VALDIR & LIMA, 2018; BRILHADORI, 2024). A metodologia envolveu a aplicação de formulários eletrônicos para obter as percepções dos estudantes sobre o aprendizado e a importância da atividade proposta. A pesquisa abordou a relevância da frequência cardíaca na avaliação da saúde do coração e na prevenção de doenças cardiovasculares, além de ressaltar a importância da análise e interpretação de gráficos para a compreensão de dados. O trabalho visa, portanto, promover uma reflexão crítica dos estudantes sobre o uso de ferramentas matemáticas e estatísticas na análise de dados relacionados à saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15337_TB7038_30102025164720.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA CANAZART DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VILMA" "autor_email" => "vilma.santos@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }