A GESTÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UAB/UEMG: ANÁLISES E REFLEXÕES DE UMA COORDENADORA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128573 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8781 "inscrito_id" => 18038 "titulo" => "A GESTÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UAB/UEMG: ANÁLISES E REFLEXÕES DE UMA COORDENADORA" "resumo" => "O objetivo desse artigo é apresentar análises e reflexões acerca da gestão de processos pedagógicos vivenciados por uma coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, atuante desde a primeira oferta do curso. A abordagem do estudo é qualitativa e, como procedimentos metodológicos foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. O referido curso de Pedagogia é ofertado pela UAB/UEMG, Unidade Ibirité desde o ano de 2020, contemplando, até o momento, sete municípios do interior de Minas Gerais. Além dos impactos proporcionados pela interiorização da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade, é importante ressaltar os aspectos estruturantes do curso, como os ambientes virtuais utilizados, a organização da equipe EaD do curso e da Universidade, as articulações com os polos de atendimento presencial, as relações com as/os docentes e discentes do curso, as adequações curriculares e legais, entre outros fatores que perfazem a complexidade de um curso na modalidade a distância. As principais análises e reflexões apontam para um ponto focal que desencadeia alguns aspectos positivos do curso, qual seja, o entrosamento da equipe EaD, que, ao trabalhar de forma coletiva, articulada, com respeito, compromisso e competência, gerou e gera diversos resultados que impactam na qualidade das relações humanas, nas aprendizagens, na organização dos fluxos de trabalho nos ambientes virtuais e presenciais, nas adequações curriculares, entre outros contextos. Conclui-se que, não obstante aos desafios também existentes, a gestão de curso de licenciatura na modalidade a distância que dispõe de uma equipe contínua e articulada potencializa o êxito dos processos pedagógicos desenvolvidos, o que, por sua vez, pode contribuir de forma significativa para a formação inicial docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18038_TB8781_30102025223608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE SANTOS RUAS" "autor_nome_curto" => "THATIANE RUAS" "autor_email" => "thati.santos.ruas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128573 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8781 "inscrito_id" => 18038 "titulo" => "A GESTÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA UAB/UEMG: ANÁLISES E REFLEXÕES DE UMA COORDENADORA" "resumo" => "O objetivo desse artigo é apresentar análises e reflexões acerca da gestão de processos pedagógicos vivenciados por uma coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité, atuante desde a primeira oferta do curso. A abordagem do estudo é qualitativa e, como procedimentos metodológicos foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. O referido curso de Pedagogia é ofertado pela UAB/UEMG, Unidade Ibirité desde o ano de 2020, contemplando, até o momento, sete municípios do interior de Minas Gerais. Além dos impactos proporcionados pela interiorização da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade, é importante ressaltar os aspectos estruturantes do curso, como os ambientes virtuais utilizados, a organização da equipe EaD do curso e da Universidade, as articulações com os polos de atendimento presencial, as relações com as/os docentes e discentes do curso, as adequações curriculares e legais, entre outros fatores que perfazem a complexidade de um curso na modalidade a distância. As principais análises e reflexões apontam para um ponto focal que desencadeia alguns aspectos positivos do curso, qual seja, o entrosamento da equipe EaD, que, ao trabalhar de forma coletiva, articulada, com respeito, compromisso e competência, gerou e gera diversos resultados que impactam na qualidade das relações humanas, nas aprendizagens, na organização dos fluxos de trabalho nos ambientes virtuais e presenciais, nas adequações curriculares, entre outros contextos. Conclui-se que, não obstante aos desafios também existentes, a gestão de curso de licenciatura na modalidade a distância que dispõe de uma equipe contínua e articulada potencializa o êxito dos processos pedagógicos desenvolvidos, o que, por sua vez, pode contribuir de forma significativa para a formação inicial docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18038_TB8781_30102025223608.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANE SANTOS RUAS" "autor_nome_curto" => "THATIANE RUAS" "autor_email" => "thati.santos.ruas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }