Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUBO MÁGICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: POTENCIALIZANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo investiga e promove as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino da matemática, resgatando sua evolução histórica, relevância como objeto de entretenimento e possibilidades de aplicação em sala de aula. Foram analisadas dissertações sobre o tema, identificando seu impacto no desenvolvimento de habilidades matemáticas e na motivação dos estudantes. Além disso, relata-se a aplicação de uma proposta pedagógica em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, com o objetivo de explorar conceitos matemáticos relacionados ao Cubo e aumentar o engajamento dos alunos. Durante a implementação, observou-se que a manipulação do cubo favorece a compreensão de temas como simetria, padrões, funções e combinatória, além de estimular habilidades cognitivas e socioemocionais. Os resultados indicam que sua utilização em práticas pedagógicas contribui significativamente para o aprendizado da matemática, promovendo maior envolvimento dos estudantes, bem como desenvolvendo concentração, raciocínio lógico, planejamento estratégico e perseverança na resolução de problemas. Dessa forma, este estudo busca incentivar a disseminação do Cubo Mágico como ferramenta educacional, estimulando professores a explorarem esse recurso em sala de aula. Ao integrar desafios lúdicos ao ensino, o Cubo Mágico se revela um instrumento eficaz para potencializar o aprendizado e despertar o interesse dos estudantes pela matemática, tornando-se uma alternativa inovadora para aprimorar o ensino e tornar a experiência de aprendizagem mais dinâmica e atrativa. O Cubo Mágico, como recurso pedagógico, favorece o ensino da matemática ao estimular o raciocínio lógico, a concentração e a compreensão de conceitos como simetria e padrões. Segundo Barbosa (2019), Silva (2017), Grimm (2016) e Chen (2004), seu uso promove aprendizagem ativa, engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas.

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