Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JUDÔ COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As lutas, enquanto conteúdo da Educação Física na Escola, oferecem possibilidades pedagógicas diversas, contribuindo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes. Através de abordagens pedagógicas adequadas, fundamentadas em uma perspectiva crítica e inclusiva, é possível que os alunos compreendam as lutas como práticas corporais com história, regras e significados culturais distintos. Porém, apesar da sua relevância e de estar previsto nos documentos oficiais que norteiam a Educação no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o conteúdo das lutas ainda é pouco explorado na escola (FERREIRA; DARIDO, 2017). Diante do exposto, acreditamos que o Judô, arte marcial japonesa, pode ser utilizado como instrumento pedagógico eficiente para o ensino das lutas na escola. O Judô foi a primeira arte marcial a criar o sistema de graduações entre os praticantes, subdividido em faixas e dans, iniciando na faixa branca. Esse sistema possibilitou o ensino da luta em uma sequência pedagógica, do mais simples para o mais complexo. Nesse sentido, acreditamos que o trabalho com jogos pré-desportivos, simulações e vivências adaptadas pode favorecer a aprendizagem de forma segura, respeitosa e contextualizada. Assim, o ensino das lutas poderá contribuir para a ampliação do repertório corporal dos estudantes e para a valorização da diversidade cultural nas aulas de Educação Física. A presente pesquisa tem como objetivo propor o conteúdo do Judô, adaptado à realidade escolar, como instrumento pedagógico para o ensino das lutas. Para o desenvolvimento do estudo, será realizada uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. A amostra será composta por professores de Educação Física da Educação Básica do Município de Canindé-CE. Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário semiestruturado elaborado pelos autores da pesquisa, aplicado à amostra com o intuito de validar a proposta de ensino do Judô.

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