Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: POR UMA ESCOLA QUE ACOLHE A DIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128747
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9224
    "inscrito_id" => 20332
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: POR UMA ESCOLA QUE ACOLHE A DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica com enfoque antirracista, desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública localizada em uma comunidade periférica. A proposta integrou uma sequência didática estruturada a partir da leitura do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, com o intuito de fomentar reflexões sobre identidade, pertencimento e igualdade racial. A iniciativa dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na infância, e evidencia o papel do professor como agente na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial. Os resultados da experiência indicam que ações pedagógicas intencionais no cotidiano escolar contribuem de forma significativa para a formação de uma consciência crítica e cidadã desde os anos iniciais da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20332_TB9224_15102025231025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALI DUARTE JERÔNIMO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SONALI"
    "autor_email" => "sonaly_med@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128747
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9224
    "inscrito_id" => 20332
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: POR UMA ESCOLA QUE ACOLHE A DIVERSIDADE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma experiência pedagógica com enfoque antirracista, desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública localizada em uma comunidade periférica. A proposta integrou uma sequência didática estruturada a partir da leitura do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, com o intuito de fomentar reflexões sobre identidade, pertencimento e igualdade racial. A iniciativa dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na infância, e evidencia o papel do professor como agente na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial. Os resultados da experiência indicam que ações pedagógicas intencionais no cotidiano escolar contribuem de forma significativa para a formação de uma consciência crítica e cidadã desde os anos iniciais da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20332_TB9224_15102025231025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALI DUARTE JERÔNIMO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "SONALI"
    "autor_email" => "sonaly_med@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica com enfoque antirracista, desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública localizada em uma comunidade periférica. A proposta integrou uma sequência didática estruturada a partir da leitura do livro O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, com o intuito de fomentar reflexões sobre identidade, pertencimento e igualdade racial. A iniciativa dialoga com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na infância, e evidencia o papel do professor como agente na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial. Os resultados da experiência indicam que ações pedagógicas intencionais no cotidiano escolar contribuem de forma significativa para a formação de uma consciência crítica e cidadã desde os anos iniciais da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.