Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTITUTO CORES DO MARÁ : PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS -MA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho visa analisar a implementação do projeto de intervenção pedagógica realizado em uma escola municipal de São Luís – MA, pelo Instituto Cores do Mará, uma organização sem fins lucrativos que atua por meio da educação. O projeto teve como objetivo alfabetizar crianças de 8 a 9 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. A proposta foi orientada pela perspectiva da Alfabetização Humanizadora, que valoriza o contexto cultural e social do/a aluno/a como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu rodas literárias, garantindo acesso livre a livros, incentivando a exploração e a leitura. Além disso, o desenvolvimento da escrita foi promovido por meio de atividades lúdicas realizadas em grupos, duplas ou individualmente. Essa abordagem promoveu a interação e o engajamento das crianças no processo de aprendizagem, permitindo que elas se apropriassem da língua de forma significativa e conectada à sua realidade. O referencial teórico que sustentou a implementação da proposta foi baseado em autores como Smolka (2013), Geraldi (2015), Jolibert (1994) e Arena (2008), com ênfase na importância do diálogo, da interação e do contexto cultural e social para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Segundo esses autores, a alfabetização não pode ser vista de forma isolada, devendo se conectar com as experiências e vivências dos/as estudantes. Como resultado, observou-se uma melhoria significativa na proficiência em leitura e escrita das crianças, além de um fortalecimento das competências emocionais e sociais. A avaliação contínua, por meio de registros das produções textuais e das interações durante as rodas literárias, permitiu acompanhar os avanços de forma individualizada. A afetividade e as relações interpessoais também foram fundamentais para o sucesso da intervenção, criando um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante, onde as crianças se tornaram protagonistas de seu próprio aprendizado.

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