INSTITUTO CORES DO MARÁ : PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS -MA
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A proposta foi orientada pela perspectiva da Alfabetização Humanizadora, que valoriza o contexto cultural e social do/a aluno/a como parte essencial do processo de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu rodas literárias, garantindo acesso livre a livros, incentivando a exploração e a leitura. Além disso, o desenvolvimento da escrita foi promovido por meio de atividades lúdicas realizadas em grupos, duplas ou individualmente. Essa abordagem promoveu a interação e o engajamento das crianças no processo de aprendizagem, permitindo que elas se apropriassem da língua de forma significativa e conectada à sua realidade. O referencial teórico que sustentou a implementação da proposta foi baseado em autores como Smolka (2013), Geraldi (2015), Jolibert (1994) e Arena (2008), com ênfase na importância do diálogo, da interação e do contexto cultural e social para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. 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