Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS AÇÕES DO GESTOR ESCOLAR E CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A psicologia escolar, nas últimas décadas, tem sido cada vez mais fundamental nas ações estratégicas para prevenir ou intervir na violência escolar. Portanto, o presente artigo busca compreender como a violência se manifesta no ambiente escolar, bem como de que forma a psicologia tem contribuído para a resolução dos conflitos decorrentes dessa problemática. Por se tratar de uma temática atual, é imprescindível que todos os profissionais da escola possuam, no mínimo, conhecimentos básicos para abordar o assunto, bem como apropria-se das contribuições da Psicologia para compreender o comportamento e a motivação dos discentes quando estes apresentam conduta violenta. No que se refere à revisão de literatura, destacam-se no marco teórico ASSIS (2023), SILVA (2023) e PALMEIRA E PENHA (2025), entre outros autores de importância considerável que contribuíram para fundamentar o presente estudo. Ressalta-se que a sociedade atual tem apresentado mudanças significativas nas relações sociais, impactando diretamente a forma como crianças e adolescentes convivem no ambiente escolar, o que pode gerar, notoriamente, situações de conflito ou violência — fenômeno observado em pesquisas com autores internacionais; portanto, no Brasil não seria diferente. Dito isso, a pesquisa foi definida como qualitativa bibliográfica explicativa, tendo como objetivo geral analisar de que maneira a psicologia escolar tem contribuído para solucionar as situações de violência através das ações dos gestores escolares. Buscou-se, ainda, responder à seguinte problemática: como a psicologia escolar pode contribuir para minimizar ou extinguir a violência escolar mediante ações estratégicas eficazes por parte dos gestores? Conclui-se que a pesquisa desenvolvida não se esgota, sobretudo porque a sociedade está em constante mudança, e a psicologia escolar acompanha essa evolução, contribuindo de forma significativa nas ações dos gestores em suas áreas de atuação.

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