Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAISAGEM SONORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Geografia escolar desempenha um papel essencial na formação dos estudantes, possibilitando a compreensão do espaço geográfico e das relações entre sociedade e natureza. Essa relação é melhor compreendida por meio da interação das categorias de análise da geografia, tais como território, região, lugar e paisagem. Neste contexto, no ensino das paisagens geográficas, é possível identificar as interações entre os elementos naturais e sociais, que se manifestam além da visualização. A paisagem sonora, entendida como os sons que compõem o ambiente, reflete essas interações e contribui para uma percepção mais completa do espaço geográfico. Esta pesquisa, realizada com uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Maceió/AL, teve como objetivo utilizar a Paisagem Sonora como ferramenta didática para promover a compreensão dos conceitos geográficos por meio da percepção auditiva do espaço geográfico. A metodologia foi pautada na revisão bibliográfica e no uso de áudios de paisagens sonoras que remetem aos centros urbanos e áudios com características de elementos naturais retirados de mídias sociais. Por meio dos arquivos digitais de áudio os estudantes puderam ouvir e descrever em forma de imagens e ou textos as suas impressões. Os resultados geraram mapas sonoros e como ferramenta didática no ensino da geografia escolar, tornou possível o estudo da paisagem. Assim, permitiu que os estudantes percebessem a relação entre os sons e as dinâmicas geográficas, aguçando a criatividade e a relação com o lugar de vivência, oferecendo uma nova maneira de compreender e analisar o espaço geográfico ao qual estão inseridos.

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