ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126785 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4473 "inscrito_id" => 10946 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC), tendo como título provisório: Saberes do Território Marajoara: Ciência e Educação Ribeirinha. O trabalho aborda a Alfabetização Científica no ensino de Ciências na perspectiva da educação em comunidades ribeirinhas, destacando a relação entre o ensino de Ciências e os saberes locais, a partir de uma abordagem dialógica e decolonial, inspirada nos estudos Bakhtin e Círculo, além dos encaminhamentos de Paulo Freire. A pesquisa, de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica, analisou artigos e relatos de experiências sobre práticas educacionais desenvolvidas em comunidades ribeirinhas no contexto amazônico. Os resultados iniciais indicaram que a Alfabetização Científica precisa estar relacionada ao diálogo com os saberes tradicionais, em que o uso de metodologias ativas possibilita o engajamento dos alunos, permitindo a integração de práticas culturais com o ensino de Ciências na busca de soluções para problemas locais. O estudo também revelou os desafios enfrentados para o desenvolvimento dessas práticas, como a falta de infraestrutura nas escolas e a necessidade de formação continuada alinhada à realidade específica de cada região. Dessa forma, destacou-se a importância de fortalecer parcerias entre as comunidades e as escolas, além de implementar políticas públicas que apoiem o ensino de Ciências alinhado à Alfabetização Científica, valorizando a identidade cultural das comunidades ribeirinhas em benefício da construção do conhecimento e da sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10946_TB4473_03112025102309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA DA SILVA SALAZAR" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brendasalazar201241@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126785 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4473 "inscrito_id" => 10946 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC), tendo como título provisório: Saberes do Território Marajoara: Ciência e Educação Ribeirinha. O trabalho aborda a Alfabetização Científica no ensino de Ciências na perspectiva da educação em comunidades ribeirinhas, destacando a relação entre o ensino de Ciências e os saberes locais, a partir de uma abordagem dialógica e decolonial, inspirada nos estudos Bakhtin e Círculo, além dos encaminhamentos de Paulo Freire. A pesquisa, de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica, analisou artigos e relatos de experiências sobre práticas educacionais desenvolvidas em comunidades ribeirinhas no contexto amazônico. Os resultados iniciais indicaram que a Alfabetização Científica precisa estar relacionada ao diálogo com os saberes tradicionais, em que o uso de metodologias ativas possibilita o engajamento dos alunos, permitindo a integração de práticas culturais com o ensino de Ciências na busca de soluções para problemas locais. O estudo também revelou os desafios enfrentados para o desenvolvimento dessas práticas, como a falta de infraestrutura nas escolas e a necessidade de formação continuada alinhada à realidade específica de cada região. Dessa forma, destacou-se a importância de fortalecer parcerias entre as comunidades e as escolas, além de implementar políticas públicas que apoiem o ensino de Ciências alinhado à Alfabetização Científica, valorizando a identidade cultural das comunidades ribeirinhas em benefício da construção do conhecimento e da sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10946_TB4473_03112025102309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA DA SILVA SALAZAR" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brendasalazar201241@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }