Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO E INCLUSÃO NO PROEJA: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS INTEGRADAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar os fundamentos, desafios e potencialidades do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Considerando sua proposta de oferecer uma formação integral que articule a educação básica com a qualificação profissional de jovens e adultos historicamente excluídos do sistema educacional, ressalta-se sua importância no cenário de transformação social do público de jovens e adultos. O percurso metodológico está sustentado numa abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica e documental acerca da literatura que trata do PROEJA, instituído pelo Decreto nº 5.840/2006. O estudo está fundamentado nos aportes teóricos de Moura (2023), Barbier (2013), Ciavatta (2005) e Freire (2003), cujas contribuições permitem compreender os princípios pedagógicos, sociais e políticos que norteiam o programa. A partir da análise de produções acadêmicas e documentos normativos, discute-se a relevância do PROEJA na promoção do direito à educação, bem como os entraves que comprometem sua efetivação, como a formação docente, a diversidade do público-alvo, os estigmas históricos e as dificuldades na articulação entre os saberes escolares e os saberes do mundo do trabalho. A revisão evidencia, ainda, a necessidade de uma abordagem pedagógica que articule conhecimentos teóricos e práticos de forma sensível e contextualizada, promovendo a inclusão e a efetiva aprendizagem dos sujeitos da EJA integrada à formação profissional. Conclui-se que o PROEJA constitui uma proposta potente, mas que ainda exige investimentos e ressignificações para consolidar-se como política de inclusão e justiça social.

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