DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124817 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "O processo de alfabetização é essencial para o desenvolvimento acadêmico e social das crianças, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. No entanto, o ensino da leitura e escrita enfrenta diversos desafios, que vão desde questões pedagógicas até fatores sociais e individuais, como transtornos de aprendizagem e falta de apoio familiar. O objetivo deste estudo é analisar os principais fatores que influenciam o processo de alfabetização no Ensino Fundamental, identificando os obstáculos e propondo soluções que favoreçam o aprendizado de todos os alunos. Esta pesquisa busca compreender a relação entre o contexto pedagógico e social, os transtornos de aprendizagem, a importância da participação da família e as práticas pedagógicas inclusivas. A relevância deste estudo está em contribuir para o aprimoramento das metodologias de ensino, visando garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, que permitiu a análise de artigos e obras acadêmicas relacionadas ao tema, proporcionando uma visão ampla sobre as questões que envolvem a alfabetização. Em conclusão a pesquisa aponta que, para superar os desafios da alfabetização, é fundamental a integração entre a escola, a família e as políticas públicas. A adoção de práticas pedagógicas diversificadas, a identificação precoce de transtornos de aprendizagem e o fortalecimento da inclusão escolar são elementos essenciais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso pleno ao processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID639_TB84_14102025044639.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA LUSTOSA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telmalustosa2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124817 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "O processo de alfabetização é essencial para o desenvolvimento acadêmico e social das crianças, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. No entanto, o ensino da leitura e escrita enfrenta diversos desafios, que vão desde questões pedagógicas até fatores sociais e individuais, como transtornos de aprendizagem e falta de apoio familiar. O objetivo deste estudo é analisar os principais fatores que influenciam o processo de alfabetização no Ensino Fundamental, identificando os obstáculos e propondo soluções que favoreçam o aprendizado de todos os alunos. Esta pesquisa busca compreender a relação entre o contexto pedagógico e social, os transtornos de aprendizagem, a importância da participação da família e as práticas pedagógicas inclusivas. A relevância deste estudo está em contribuir para o aprimoramento das metodologias de ensino, visando garantir uma educação de qualidade e acessível a todos. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, que permitiu a análise de artigos e obras acadêmicas relacionadas ao tema, proporcionando uma visão ampla sobre as questões que envolvem a alfabetização. Em conclusão a pesquisa aponta que, para superar os desafios da alfabetização, é fundamental a integração entre a escola, a família e as políticas públicas. A adoção de práticas pedagógicas diversificadas, a identificação precoce de transtornos de aprendizagem e o fortalecimento da inclusão escolar são elementos essenciais para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso pleno ao processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID639_TB84_14102025044639.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA LUSTOSA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telmalustosa2015@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }