Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA POR MEIO DE FOGUETES EDUCACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho integrou teoria e prática visando ensinar conceitos de física para alunos do 1º ano do ensino médio por meio da utilização de mini foguetes educativos. A proposta foi fundamentada na “Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP” e se alinha à BNCC, na competência (EM13CNT204), qual seja, “Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).”. Envolveu 40 estudantes, abordando os seguintes conceitos: Leis de Newton, Cinemática, Dinâmica e Termodinâmica. Nossa metodologia incluiu aulas teóricas sobre empuxo, ação e reação e conservação de energia. Após as aulas, seguimos para a montagem do foguete construído com papel madeira, isopor e aletas de isopor para o corpo. Para o combustível, foi utilizada uma mistura simples à base de Nitrato de Potássio e Açúcar (KNSu) na proporção de 65:35. Os resultados mostraram que cerca de 90% dos alunos conseguiram ter uma melhor compreensão dos conceitos que foram trabalhados. Foi observado também um maior envolvimento dos alunos em relação às aulas teóricas. Os dados quantitativos (realizados pelos alunos por meio dos conceitos aprendidos durante as aulas teóricas), mostraram que o foguete teve uma altura média de 142 metros (±15m), uma velocidade de 42 m/s e um tempo de subida de aproximadamente 5,4 segundos. Concluímos que a experimentação prática com foguetes educativos é uma estratégia eficaz para a contextualização ao ensino de Física.

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