Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO QUÍMICO PASSA OU REPASSA COM A UTILIZAÇÃO DE UM ARDUINO UNO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os jogos educacionais são ferramentas didáticas eficazes que transformam o ensino, tornando-o mais motivador e interativo. Além de proporcionar uma abordagem lúdica, sua aplicação em sala de aula contribui significativamente para a assimilação dos conteúdos, estimulando o raciocínio lógico, a participação ativa e o trabalho em equipe. O objetivo é criar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos de química utilizando um microcontrolador. A construção do jogo teve início com a programação de um ARDUINO UNO, uma plataforma de prototipagem eletrônica que permite a automação de processos e amplia as possibilidades interativas no ensino. A programação do Arduino foi essencial para definir os parâmetros do jogo, garantindo precisão na resposta dos comandos e tornando a dinâmica mais intuitiva e eficiente. Para viabilizar sua implementação, foi desenvolvida uma base de madeira onde foram instalados os componentes elétricos, incluindo dois botões e três lâmpadas de LED, todos integrados ao Arduino. O jogo é disputado entre duas equipes, que devem responder perguntas relacionadas à química aplicada ao cotidiano dos estudantes. Ao final da leitura da questão, a lâmpada central se apaga, sinalizando que os jogadores podem pressionar seus botões. A equipe que acionar primeiro o botão correspondente acenderá sua lâmpada e terá a oportunidade de responder. A vitória é concedida ao grupo que acertar o maior número de questões ao longo da partida. A utilização do Arduino no jogo não apenas automatiza sua dinâmica, mas também transforma a aprendizagem da química em um processo mais acessível, interativo e tecnológico. Inicialmente, o jogo será aplicado em turmas da 3ª série de uma escola pública de Mossoró (RN), promovendo uma experiência inovadora e estimulante. Posteriormente, será utilizado em eventos científicos do projeto Ciência no Parque, ampliando seu impacto na popularização da ciência e no incentivo à aprendizagem de química por meio da tecnologia.

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