Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: A SUPRESSÃO DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9527
    "inscrito_id" => 17072
    "titulo" => "ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: A SUPRESSÃO DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise sociolinguística sobre a supressão do fonema /r/ final em verbos no infinitivo em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O estudo, fundamentado em teóricos como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2001, 2015), Possenti (1995, 1996, 2008), Marcuschi (2010) e Cagliari (1992), problematiza a ideia de “erro” gramatical, propondo uma abordagem pedagógica que reconheça a variação linguística como um fenômeno natural e constitutivo da língua. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em 2025 em escolas públicas urbana e rural de Alagoas, com o objetivo de descrever as relações entre a supressão do /r/ e as variáveis linguísticas presentes no contexto da Língua Portuguesa brasileira. A metodologia qualitativa busca compreender os fenômenos a partir de suas nuances e variáveis contextuais. O estudo analisou a produção textual de um(a) aluno(a) do 5º ano, um(a) aluno(a) do 7º ano e um(a) aluno(a) da 1ª série do Ensino Médio, matriculados(as) em escolas públicas da zona urbana e rural de Alagoas. Os dados revelam a forte influência da oralidade sobre a escrita em contextos escolares e a necessidade de um ensino de língua materna crítico, culturalmente sensível e comprometido com a formação de sujeitos linguisticamente conscientes. A supressão do /r/ na escrita, frequentemente observada, não deve ser vista como uma falha, mas como uma manifestação das regras internas de um sistema linguístico funcional para os falantes. A análise das produções mostrou que os(as) estudantes escrevem “jogá”, “lavá” e “organiza” porque, em sua fala, o /r/ final não é articulado de forma clara. O artigo propõe uma reflexão sobre a responsabilidade docente na mediação entre fala e escrita, norma e uso, saber científico e realidade linguística dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17072_TB9527_27102025121426.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILTON CESAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Cesar Oliveira"
    "autor_email" => "ilton_cesar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9527
    "inscrito_id" => 17072
    "titulo" => "ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: A SUPRESSÃO DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise sociolinguística sobre a supressão do fonema /r/ final em verbos no infinitivo em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O estudo, fundamentado em teóricos como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2001, 2015), Possenti (1995, 1996, 2008), Marcuschi (2010) e Cagliari (1992), problematiza a ideia de “erro” gramatical, propondo uma abordagem pedagógica que reconheça a variação linguística como um fenômeno natural e constitutivo da língua. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em 2025 em escolas públicas urbana e rural de Alagoas, com o objetivo de descrever as relações entre a supressão do /r/ e as variáveis linguísticas presentes no contexto da Língua Portuguesa brasileira. A metodologia qualitativa busca compreender os fenômenos a partir de suas nuances e variáveis contextuais. O estudo analisou a produção textual de um(a) aluno(a) do 5º ano, um(a) aluno(a) do 7º ano e um(a) aluno(a) da 1ª série do Ensino Médio, matriculados(as) em escolas públicas da zona urbana e rural de Alagoas. Os dados revelam a forte influência da oralidade sobre a escrita em contextos escolares e a necessidade de um ensino de língua materna crítico, culturalmente sensível e comprometido com a formação de sujeitos linguisticamente conscientes. A supressão do /r/ na escrita, frequentemente observada, não deve ser vista como uma falha, mas como uma manifestação das regras internas de um sistema linguístico funcional para os falantes. A análise das produções mostrou que os(as) estudantes escrevem “jogá”, “lavá” e “organiza” porque, em sua fala, o /r/ final não é articulado de forma clara. O artigo propõe uma reflexão sobre a responsabilidade docente na mediação entre fala e escrita, norma e uso, saber científico e realidade linguística dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17072_TB9527_27102025121426.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILTON CESAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Cesar Oliveira"
    "autor_email" => "ilton_cesar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sociolinguística sobre a supressão do fonema /r/ final em verbos no infinitivo em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O estudo, fundamentado em teóricos como Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2001, 2015), Possenti (1995, 1996, 2008), Marcuschi (2010) e Cagliari (1992), problematiza a ideia de “erro” gramatical, propondo uma abordagem pedagógica que reconheça a variação linguística como um fenômeno natural e constitutivo da língua. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em 2025 em escolas públicas urbana e rural de Alagoas, com o objetivo de descrever as relações entre a supressão do /r/ e as variáveis linguísticas presentes no contexto da Língua Portuguesa brasileira. A metodologia qualitativa busca compreender os fenômenos a partir de suas nuances e variáveis contextuais. O estudo analisou a produção textual de um(a) aluno(a) do 5º ano, um(a) aluno(a) do 7º ano e um(a) aluno(a) da 1ª série do Ensino Médio, matriculados(as) em escolas públicas da zona urbana e rural de Alagoas. Os dados revelam a forte influência da oralidade sobre a escrita em contextos escolares e a necessidade de um ensino de língua materna crítico, culturalmente sensível e comprometido com a formação de sujeitos linguisticamente conscientes. A supressão do /r/ na escrita, frequentemente observada, não deve ser vista como uma falha, mas como uma manifestação das regras internas de um sistema linguístico funcional para os falantes. A análise das produções mostrou que os(as) estudantes escrevem “jogá”, “lavá” e “organiza” porque, em sua fala, o /r/ final não é articulado de forma clara. O artigo propõe uma reflexão sobre a responsabilidade docente na mediação entre fala e escrita, norma e uso, saber científico e realidade linguística dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.