Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA GERAÇÃO ALPHA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO 7º ANO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O livro didático é um material de uso pedagógico que possui extrema relevância na vida das pessoas. A relevância dos livros didáticos não se estende exclusivamente aos estudantes e as suas famílias, mas também aos professores, que frequentemente os têm como seu principal recurso de ensino e, em muitos casos, como uma ferramenta para aprender conteúdos que não fizeram parte de sua formação. O sistema educacional brasileiro é muito heterogêneo, e em escolas com pouco acesso ao meio digital, tem nos livros um recurso valioso para o processo de ensino-aprendizagem. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado em 1985 e desde então vem ampliando a escala de distribuição dos livros no território nacional e os critérios de avaliação sobre eles. A universalização da distribuição dos livros, estabelecida a partir de 1996, reforça o papel do PNLD na democratização do acesso à educação e na construção de um currículo nacional. Sem essa política que pensa o acesso ao livro didático nas redes de ensino públicas e institutos federais que aderem ao programa, seria muito mais desafiador propor uma educação de qualidade e que diminuísse as distâncias educacionais. Em vista disso, entende-se que a análise dos livros didáticos é uma ação essencial para compreender quais obras têm chegado até as escolas e, a partir disso, que tipo de ensino pode ser construído. Este trabalho se dedica em analisar como o livro didático de geografia Geração Alpha (Editora SM Educação), do sétimo ano do Ensino Fundamental, colabora com a construção de um ensino de geografia que valorize a educação para as relações étnico-raciais ao estabelecer um diálogo com autores que refletem sobre os livros didáticos e o ensino das relações étnico-raciais na geografia, como Célia Cristina Cassiano, Lorena Francisco de Souza, Luiza Helena Machado, Marco Antônio Silva e Carolina Vilela.

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