BRINCANDO E APRENDENDO COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126576 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 7495 "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O pensamento computacional é essencial na formação de cidadãos que, desde cedo, possam desenvolver competências práticas, socioemocionais e técnicas, garantindo uma base sólida para tomar decisões assertivas, colaborar em equipe e prosperar em ambientes complexos e em constante mudança. Por isso, a inserção de temas que são necessários para o desenvolvimento de tais competências devem ser trabalhados em sala de aula, onde a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seu complemento a computação na educação básica descreve a importância de desenvolver essas competências desde o Ensino Fundamental, e assim tendo quatro habilidades importantes do pensamento computacional como: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração de padrões e projeto de algoritmo. A metodologia de abordagem qualitativa e descritiva com enfoque no estudo de caso. Sendo assim, este artigo traz um relato de experiência de uma oficina de pensamento computacional realizada entre outubro e novembro de 2024 na unidade da UTEC (Unidade de Tecnologia) com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental da Prefeitura do Recife. Como objetivo principal: Compreender os conceitos básicos do pensamento computacional como organização, identificação de padrões e sequências lógicas. Tendo como objetivos específicos: Compreender o conceito de organização, sequenciar ações e introduzir o conceito de algoritmo. Utilizando atividades de sequenciação, ordenação, labirinto, organização de texto (plugadas ou desplugadas). Portanto, essas estratégias desenvolvem habilidades lógicas, criativas e colaborativas em crianças, preparando-as para resolver desafios complexos de forma estruturada, ética e interdisciplinar, enquanto promovem inclusão digital e autonomia. Essa experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades essenciais na turma, fortalecendo o raciocínio lógico, a criatividade e a autossufisiência. Além disso, as atividades em grupo estimularam a colaboração e a empatia, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor. Dessa forma, a oficina se revelou uma experiência significativa, contribuindo de maneira efetiva para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7495_TB3968_20102025083810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA LUIZA DOS SANTOS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karina.1035703@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126576 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3968 "inscrito_id" => 7495 "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O pensamento computacional é essencial na formação de cidadãos que, desde cedo, possam desenvolver competências práticas, socioemocionais e técnicas, garantindo uma base sólida para tomar decisões assertivas, colaborar em equipe e prosperar em ambientes complexos e em constante mudança. Por isso, a inserção de temas que são necessários para o desenvolvimento de tais competências devem ser trabalhados em sala de aula, onde a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em seu complemento a computação na educação básica descreve a importância de desenvolver essas competências desde o Ensino Fundamental, e assim tendo quatro habilidades importantes do pensamento computacional como: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração de padrões e projeto de algoritmo. A metodologia de abordagem qualitativa e descritiva com enfoque no estudo de caso. Sendo assim, este artigo traz um relato de experiência de uma oficina de pensamento computacional realizada entre outubro e novembro de 2024 na unidade da UTEC (Unidade de Tecnologia) com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental da Prefeitura do Recife. Como objetivo principal: Compreender os conceitos básicos do pensamento computacional como organização, identificação de padrões e sequências lógicas. Tendo como objetivos específicos: Compreender o conceito de organização, sequenciar ações e introduzir o conceito de algoritmo. Utilizando atividades de sequenciação, ordenação, labirinto, organização de texto (plugadas ou desplugadas). Portanto, essas estratégias desenvolvem habilidades lógicas, criativas e colaborativas em crianças, preparando-as para resolver desafios complexos de forma estruturada, ética e interdisciplinar, enquanto promovem inclusão digital e autonomia. Essa experiência possibilitou o desenvolvimento de habilidades essenciais na turma, fortalecendo o raciocínio lógico, a criatividade e a autossufisiência. Além disso, as atividades em grupo estimularam a colaboração e a empatia, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor. Dessa forma, a oficina se revelou uma experiência significativa, contribuindo de maneira efetiva para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7495_TB3968_20102025083810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA LUIZA DOS SANTOS AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karina.1035703@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }